Questões de Fonoaudiologia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da CESPE / CEBRASPE

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

As condições necessárias para a aprendizagem, que podem ser externas ou internas, incluem a integridade motora, sensorioperceptual e socioemocional.

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na aprendizagem da linguagem escrita, podem ocorrer desordens de integração visual-motora — disgrafia —, mas não ocorre a deficiência de formulação e sintaxe, na qual o paciente não organiza as idéias adequadamente ao escrever, mesmo sendo eficiente na utilização do código oral.

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita podem ser provocadas por distúrbios de discriminação auditivos, que impedem a análise fonética, fazendo que a criança não perceba, por exemplo, semelhanças entre sons iniciais e finais, como em “som” e “tom”; “tio” e “tia”.

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na quase totalidade dos casos, crianças com distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita podem não apresentar dificuldades em tarefas visuais de análise e de síntese, como ao montar um quebra-cabeça, por exemplo.

Alguns fatores causam ou colaboram para que ocorram os distúrbios da motricidade oral, como por exemplo: hábitos orais inadequados; hábitos alimentares inadequados; problemas respiratórios, anatômicos, neurológicos; deglutição atípica. Com relação aos hábitos orais inadequados, julgue os itens subseqüentes.

Hábitos da criança que envolvam a região oral — por exemplo: sucção de dedo, chupeta, lábios, língua ou bochecha — e problemas respiratórios, são considerados hábitos orais inadequados.

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