Questões de Fonoaudiologia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da CESPE / CEBRASPE

Com relação à anatomia, a orelha média

I é representada por uma cavidade preenchida por líquido, escavada no osso parietal.

II contém, em sua cavidade, conhecida como cavidade timpânica ou caixa do tímpano, estruturas responsáveis pelo equilíbrio.

III contém, em sua cavidade, estruturas denominadas ossículos, que, situados em uma cadeia ordenada, são denominados martelo, bigorna e estribo.

IV é representada por uma cavidade preenchida por ar, escavada no osso temporal e conhecida como cavidade timpânica ou caixa do tímpano.

Estão certos apenas os itens

Com otoscopia que revela presença de líquido na orelha média, um paciente de 41 anos de idade, apresenta laudo otorrinolaringológico de otite média crônica bilateral, sem perfuração da membrana timpânica, há cerca de 10 anos.

Considerando-se o quadro clínico descrito, os achados audiométrico e imitanciométrico mais prováveis correspondem a

Julgue os itens a seguir, relativos a grau de perda auditiva.

I A avaliação do grau da perda auditiva é feita por meio da média tritonal das freqüências de 500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz.

II A perda auditiva de grau leve acomete apenas as freqüências de 6.000 Hz e 8.000 Hz.

III A perda auditiva de grau profundo está situada em torno de 70 dB nas freqüências de 500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz.

IV A perda auditiva severa apenas acomete a freqüência de 4.000 Hz, com perda acima de 100 dB.

A quantidade de itens certos é igual a

São as únicas lesões orgânicas localizadas fora da borda livre das pregas vocais. Ocorrem na região posterior das cordas vocais, na porção cartilaginosa. Geralmente estão associadas com alguns fatores, como: refluxo gastroesofágico, trauma por entubação, abuso vocal ou a combinação destes.

O trecho acima refere-se a

No que se refere à fonoaudiologia na saúde pública, julgue os seguintes itens.

I De acordo com o SUS, as unidades básicas de saúde devem priorizar ações voltadas às práticas ligadas à prevenção e ao tratamento de problemas fonoaudiológicos específicos da realidade social em que o serviço de saúde está inserido.

II No que se refere ao serviço de fonoaudiologia, é importante reconhecer as características das demandas específicas em cada comunidade e sua área de abrangência, estabelecendo-se programas de caráter preventivo e medidas que evitem ou minimizem os distúrbios de comunicação pertinentes a determinada realidade social.

III As ações e os programas de saúde pública devem ser constantemente verificados e avaliados, a fim de serem garantidos a prevenção e o tratamento das problemáticas de comunicação, seja na própria unidade básica de saúde (via atendimentos de curta e média duração), seja por encaminhamentos de assistência secundária.

IV O serviço de fonoaudiologia nas unidades básicas de saúde é comumente demandado pelas escolas que identificam em seus alunos alguma dificuldade de comunicação e(ou) aprendizagem.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis