Questões de Fonoaudiologia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da AMEOSC

A linguagem oral começa a se manifestar por volta do segundo ano de vida. A maioria das crianças começa a produzir os primeiros vocábulos dotados de significado nesta fase.
Nessa perspectiva, tem-se que, inicialmente, as emissões da criança são associadas: __________.
Marque a alternativa com expressão que completa coerentemente o enunciado:

O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou. Dessa forma, existem habilidades que se desenvolvem ao longo do tempo como, por exemplo, localização sonora, discriminar e reconhecer sons memorizá-los em sequências, são algumas das habilidades que estão envolvidas nesse processo. Alterações de processamento auditivo central podem ocorrer mesmo em pessoas com audição normal.
Nessa dimensão científica, analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso: 
(__)A avaliação do processamento auditivo (PA) é um procedimento de grande valia na clínica fonoaudiológica, porque, pela precoce detecção e caracterização de alteração na capacidade de manipulação da mensagem sonora, é possível nortear a conduta terapêutica fonoaudiológica para maximizar a eficiência da comunicação oral.
(__)Na fonoaudiologia, preconiza-se uma avaliação composta de testes comportamentais e/ou eletrofisiológicos, que devem ser interpretados de forma conjunta e integrada.
(__)O principal objeto da avaliação do processamento auditivo central em crianças é verificar a integridade e o estado de neuromaturação da via auditiva.
(__)O exame é realizado em uma única etapa feito dentro de uma cabine acústica.
Marque a alternativa com a série CORRETA.

Percebe-se, na Linguagem Falada, a ocorrência de Atraso de Linguagem (aquisição tardia da linguagem em cuja evolução podem persistir dificuldades na organização fonológica, morfológica, sintática e semântica).
Sobre os "Distúrbios mais comuns da Linguagem e da Comunicação", tem-se que:
I."Distúrbio de articulação da linguagem devido a alterações do controle muscular dos mecanismos da fala provocadas por lesões do sistema nervoso central e/ou do periférico, nesse tipo de distúrbio a alteração de expressão é permanente e uniforme, não existe dissociação automático - voluntária".
II."É a perda da capacidade de compreender e/ou expressar-se pela linguagem oral em consequência de lesão neurológica central específica".
III."Distúrbio da expressão da fala devido a alterações anatômicas dos órgãos fonoarticulatórios (Ex: fissura palatina)".
Os elementos das informações identificam, respectivamente: 

A linguagem do meio social é um fator de indubitável importância na evolução da capacidade linguística. (...) As diferenças entre contexto interativos costumam traduzir-se em diferentes estilos e modos da linguagem. Assim, dois grupos sociais podem compartilhar as generalidades do código (por ex: ser falante de francês) e oferecer diferentes: ______________.
Marque a denominação coerente para completar a ideia do enunciado.

Analise as assertivas:
I.A geração de laudos é um avanço em todas as áreas da medicina, no caso da fonoaudiologia a situação não é diferente.
II.As vantagens do uso de software médico para auxiliar os fonoaudiólogos são evidentes. Um desses benefícios é o fato de que as informações acerca do paciente ficam vinculadas e relacionadas aos laudos, isso agiliza o processo de acompanhamento e consulta.
III.No âmbito hospitalar, o fonoaudiólogo intervém principalmente, na (Re)habilitação da deglutição e da comunicação.
IV.Os recursos proporcionados pela Comunicação Suplementar Aumentativa tem significativa importância no tratamento fonoaudiológico hospitalar, essencialmente para facilitar a sintonia com os familiares.
V.Os pacientes que estão hospitalizados em diversos setores do hospital podem evoluir com alterações da expressão verbal de grau leve a severo decorrentes de comprometimentos motores, sensoriais e linguístico - cognitivo.
Marque a alternativa com a série CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis