Questões sobre Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde Coletiva

Para responder à questão, considere o Caderno de Atenção Básica nº 23 – SAÚDE DA CRIANÇA – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar (Ministério da Saúde).

Sobre o aleitamento materno em situações especiais, como no caso da gemelaridade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Se há duas ou mais crianças sugando o peito da mãe, estamos diante de um grande problema, pois espera-se que ela produza leite somente para uma delas.
( ) O maior obstáculo à amamentação de bebês múltiplos, na realidade, não é a quantidade de leite que pode ser produzida, mas a indisponibilidade da mulher.
( ) O melhor momento de iniciar o aleitamento materno de gêmeos é logo após o nascimento, sempre que possível. Se um ou mais bebês não está em condições de ser amamentado, a mulher deve iniciar a extração manual ou com bomba de sucção o mais precocemente possível.
( ) A amamentação simultânea, ou seja, a amamentação de dois bebês ao mesmo tempo, economiza tempo e permite satisfazer as demandas dos bebês imediatamente. Além disso, há evidências de que a mulher produz mais leite quando amamenta simultaneamente dois bebês.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o Caderno de Atenção Básica nº 23 – SAÚDE DA CRIANÇA – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar (Ministério da Saúde).

É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, analise a classificação do aleitamento materno nas assertivas abaixo:

I. Aleitamento materno exclusivo é quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
II. Aleitamento materno é quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
III. Aleitamento materno misto ou parcial é quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

Quais estão corretas?

Estão incluídos no Pacto pela Saúde (2006):

I. Pacto pela Vida.
II. Pacto em Defesa do Sistema Único de Saúde.
III. Pacto de Gestão.
IV. Pacto pela Valorização do Ato Médico.

Quais estão corretos?

Analise as assertivas abaixo sobre o Pacto pela Saúde:

I. O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios), com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde.
II. O Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
III. É o resultado de um trabalho envolvendo os técnicos e a direção das diversas áreas do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e foi aprovado na reunião da Comissão Intergestores Tripartite de 26 de janeiro de 2006 e na reunião de 9 de fevereiro de 2006, pelo Conselho Nacional de Saúde.

Quais estão corretas? 

Em 2004 foi instituída a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva no SUS, que previu articulação dos três níveis de gestão (federal, estadual e municipal) e determinou a organização de uma linha de cuidados integrais perpassando todos os níveis de atenção. Para tanto apontou como necessário o desenvolvimento de estratégias de promoção de qualidade de vida, educação, proteção e recuperação da saúde auditiva e prevenção de danos, com objetivo de proteger e desenvolver a autonomia e a equidade de indivíduos.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) O cuidado à pessoa com deficiência auditiva deve ser prestado em todos os níveis de atenção à saúde, de maneira integral e centrado nas necessidades das pessoas. ( ) Sendo a atenção básica porta de entrada do usuário no SUS, e o primeiro nível de atenção da rede à pessoa com deficiência, esta deve estar pronta para organizar e ordenar os recursos do sistema de saúde e atender às necessidades da pessoa com deficiência auditiva ( ) O acesso da população com deficiência auditiva às UBS deve representar a entrada desse paciente na rede de cuidados à pessoa com deficiência, funcionando como ponto de inclusão e condução à uma atenção integral e continuada em cuidados auditivos. ( ) A saúde auditiva no Brasil está organizada para atender à pessoa com deficiência auditiva desde o diagnóstico até a terapia fonoaudiológica. Por isso, não é necessário envolvimento da atenção básica nas ações de saúde auditiva para que se tornem efetivas.
A sequência correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis