Questões sobre Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neonatologia

Quanto às recomendações do Joint Committee on Infant Hearing (2019) sobre triagem auditiva neonatal, analise as assertivas abaixo:

I. Visar à realização de triagem auditiva neonatal universal antes da alta hospitalar e no máximo antes de completar um mês de idade.
II. Se o recém-nascido estiver bem, nas enfermarias/maternidades, realizar triagem com Emissão Otoacústica (EOA) ou Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) antes da alta hospitalar.
III. Se o recém-nascido estiver internado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), realizar triagem com o PEATE.
IV. Deve-se preconizar a meta de 1-3-6 meses (triagem auditiva neonatal finalizada por volta de 1 mês de idade, diagnóstico audiológico por volta de 3 meses de idade e intervenção precoce com 6 meses de idade).

Quais estão corretas? 

Para responder à questão, considere o livro Disfagia Infantil (LEVY; ALMEIDA, 2018).

Sobre a intervenção terapêutica na disfagia em recém-nascidos (RN), analise as assertivas abaixo:

I. Em RN com grave comprometimento das funções de sucção e deglutição, recomenda-se iniciar com terapia indireta.
II. Quando o RN estiver em condições de iniciar alimentação por via oral, inicia-se a terapia direta.
III. O objetivo da intervenção fonoaudiológica é permitir a introdução de alimentos sólidos de forma segura e eficaz.

Quais estão corretas?

Conforme o Caderno de Atenção Básica 23 – Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. O tempo de permanência na mama em cada mamada não deve ser fixado, haja vista que o tempo necessário para esvaziar uma mama varia para cada dupla mãe/bebê e, numa mesma dupla, pode variar dependendo da fome da criança, do intervalo transcorrido desde a última mamada e do volume de leite armazenado na mama, entre outros. II. A mamadeira, além de ser uma importante fonte de contaminação, pode influenciar negativamente a amamentação. III. Atualmente, a chupeta não tem sido desaconselhada, pois os achados em pesquisas são insuficientes para afirmar que esse hábito é capaz de interferir negativamente na amamentação.
Quais estão corretas?

Analise as afirmativas a seguir: I. Desde o nascimento e a primeira amamentação, o bebê já começa a desenvolver a região da boca. Essa evolução, aos poucos, vai permitir que a criança possa emitir os primeiros sons e, depois, copie os sons dos adultos – aprendendo, portanto, a falar. Mesmo quando essa evolução acontece de forma natural e sem imprevisto, ainda assim é obrigatória a intervenção de um fonoaudiólogo até o fim da adolescência. II. Os primeiros sons que os bebês produzem são gritinhos e ruídos que não se assemelham à fala. Os principais marcos do desenvolvimento vocal anterior à fala são a produção de sílabas canônicas (combinações adequadas de consoantes e vogais), que aparecem entre os seis e os dez meses de idade, rapidamente sucedidas por balbucios duplicados (repetições de sílabas). Quando aparecem as primeiras palavras, são utilizados os mesmos sons, e as palavras contêm o mesmo número de sons e de sílabas, que as sequências precedentes do balbucio. Marque a alternativa CORRETA:

Assinale a alternativa CORRETA quanto a atuação fonoaudiológica na área materno-infantil.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis