Questões sobre Motricidade Orofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Motricidade Orofacial

#Questão 1017940 - Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, CESPE / CEBRASPE, 2022, POLITEC - RO, Perito Criminal - Área 4 - Fonoaudiologia

Com referência a câncer de laringe, fatores de risco, laringectomia e afonia alaríngea, julgue os itens que se seguem.


I Nas laringectomias parciais verticais, as queixas fonoaudiológicas estão mais relacionadas à disfonia, ao passo que as horizontais promovem disfagia e disfonia.

II Nas cirurgias com remoção total da laringe, ou laringectomia total, há possibilidade de se comunicar pela laringe ou por outra forma de comunicação.

III O fumo, o álcool e o uso de solventes orgânicos e de agrotóxicos são fatores de risco associados às causas do câncer de laringe.

IV O câncer de laringe acarreta mitos e preconceitos relacionados à presença do traqueostoma, da sonda ou da gastrostomia para alimentação, decorrentes de dificuldades respiratórias, disfagia e disfonia, que não resultam em sequelas definitivas para o paciente.


Estão certos apenas os itens

Há 12 pares cranianos que recebem seu nome de acordo com sua função, estrutura que inerva ou localização, sendo numerados de acordo com a localização de sua conexão no tronco cerebral. O X par, o vago, é um nervo misto que desempenha funções sensitivas e motoras em todo o trato faringolaríngeo. Sobre o nervo vago, assinale a alternativa correta.

Patologia decorre da lesão do nervo vago ou de seus ramos, podendo levar a alterações das funções que requerem o fechamento glótico. O tempo máximo de fonação (TMF) é um teste aplicado rotineiramente em pacientes disfônicos para avaliar a eficiência glótica e frequentemente utilizado nestes casos, cujos valores encontram-se diminuídos. Assinale a alternativa correta. 

Dentre os campos de atuação do fonoaudiólogo estão as desordens temporomandibulares (DTM). Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A avaliação dos componentes do sistema estomatognático é complementada pela palpação da musculatura elevadora e abaixadora da mandíbula, bem como dos músculos cervicais.
( ) Quando presente, a DTM caracterizase por dores nas articulações temporomandibulares, nos músculos mastigatórios, sintomas auditivos, limitação dos movimentos mandibulares, oclusão estática e dinâmica anormais.
( ) Passar suavimente a língua nas papilas palatinas, com movimentos lentos no sentido Antero-posterior, aproximando a ponta da papila alveolar e recuando ao final das papilas com os dentes desocluídos e lábios selados, por alguns minutos é um exercício indicado para relaxar a musculatura abaixadora da mandíbula, aliviando a dor em qualquer tipo de DTM.
( ) Os fatores etiológicos das desordens temporomandibulares são problemas oclusais, neuromusculares e emocionais, associados ou não.

A sequência correta de cima para baixo é:

#Questão 1018434 - Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Fonoaudiólogo

A Paralisia de Bell consiste na paralisia do VII par craniano (Nervo Facial) de forma aguda e causa idiopática, e é classificada como paralisia facial periférica. Sobre esse tipo de paralisia, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis