Questões sobre Linguagem e Fala

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

#Questão 1015566 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fonoaudiologia

Ainda sobre o autismo, analise as afirmativas abaixo:
I. A linguagem também está ligada ao prognóstico desse transtorno infantil. II. As maiores dificuldades de linguagem enfrentadas por crianças com autismo são relacionadas aos aspectos pragmáticos e à estruturação de narrativas. III. As crianças com autismos apresentam alterações vocais importantes que interferem diretamente na comunicação. 
Está CORRETO o que se afirma apenas em

#Questão 1015570 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fonoaudiologia

Paciente 81 anos, em leito hospitalar, apresentando as seguintes características fonoaudiológicas:

- Discurso não fluente, com compreensão normal, nomeação e repetição alterada;
- Classificação da disfagia: Tolerância de apenas uma consistência, com máxima assistência para utilização de estratégias, sinais de aspiração com necessidade de múltiplas solicitações de clareamento, aspiração de duas ou mais consistências, ausência de tosse reflexa, tosse voluntária fraca e ineficaz. Se o estado pulmonar do paciente estiver comprometido, é necessário suspender a alimentação por via oral.
- Paciente com indicação de alimentação exclusiva por via alternativa.


A classificação da afasia desse paciente corresponde à seguinte alternativa:

#Questão 1015572 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fonoaudiologia

“É uma condição decorrente de uma lesão no cérebro, comumente no hemisfério esquerdo, frequentemente causada por acidentes vasculares cerebrais (AVC’s).”
A definição acima se refere à 

#Questão 1015577 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fonoaudiologia

Sobre as doenças neurogenerativas, observe a frase abaixo:
“É um tipo de demência mais conhecida por afetar a memória das pessoas idosas, mas seus efeitos também incluem o declínio gradual da capacidade de julgamento, raciocínio e aprendizagem.”
A doença acima descrita se refere à(a)

Joana, 50 anos, professora da rede municipal de Cuiabá, começou a se queixar de incômodo e cansaço vocal desde que passou a dar aulas no contraturno, mas não apresenta episódios de rouquidão. Procurou atendimento otorrinolaringológico, que não constatou alterações em suas pregas vocais e a encaminhou para avaliação e acompanhamento fonoaudiológico. Joana passou a se hidratar com maior frequência ao longo do dia, além de realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, conforme orientado por sua fonoaudióloga. Entretanto, no final do mês de agosto, retornou para a consulta de acompanhamento fonoaudiológico afônica, com tosse e relatando dificuldade para engolir. Informou que já está sem voz há 5 dias. Sobre o quadro apresentado por Joana em seu retorno, marque a alternativa que apresenta a patologia compatível aos sintomas dados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis