Questões sobre Linguagem e Fala

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Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

São objetivos gerais em um planejamento terapêutico fonoaudiológico para estimulação de linguagem em crianças surdas protetizadas e oralizadas:
I. Organizar postura global (padrão extensor). II. Adequar a habilidade auditiva de figura-fundo. III. Produzir enunciados para a construção de estruturas sintáticas mais complexas na descrição e sequencialização de eventos de uma história.
Quais estão corretas?

Sobre esse caso, analise as abordagens terapêuticas a seguir.
I. Comunicação alternativa e suplementar. II. Levar a criança a descobrir as regras e regularidades das unidades linguísticas, os conceitos e os contextos. III. Técnicas de modelagem e imitação. IV. Técnicas de base da terapia psicanalítica.
É(são) a(s) abordagem(ns) terapêutica(s) mais indicada(s) para Laura

INSTRUÇÃO: Leia o caso hipotético a seguir para responder à questão.


Laura completará cinco anos de idade no próximo mês. É uma menina tímida e retraída, mas se mostra viva e comunicativa quando está com familiares. Sua linguagem expressiva se limita a um repertório de 60 palavras, emitidas uma a uma, praticamente ininteligíveis para os que não a conhecem. Entende o que lhe é dito quando se trata de conteúdo mais simplificado e acompanhado de gestos e mímica. Segundo os médicos, Laura ouve bem, não apresenta alterações neurológicas e demonstra bom nível cognitivo por meio de jogos e desenhos.



Com relação ao diagnostico diferencial, é correto afirmar:

Considerando que os distúrbios da fala e da linguagem são doenças prevalentes na infância, passíveis de prevenção e tratamento quando diagnosticados precocemente, é incorreto afirmar:

Na terapia vocal indireta realizamos, EXCETO:

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