Listagem de Questões sobre Geral
O paciente que é diagnosticado com câncer de laringe e não pode ser submetido a uma cirurgia parcial, que mentenha as funções deste órgão, deverá ser submetido a uma laringectomia total. Com referência a esse procedimento cirúrgico, leia as afirmativas a seguir.
I. As perspectivas de reabilitação oral de um paciente laringectomizado total são método da deglutição, método da aspiração e método da injeção.
II. Uma das possibilidades de o paciente submetido à laringectomia total apresentar disfagia é quando, diante da presença de fístulas traqueoesofágicas, já que as vias aérea e digestiva não se comunicam no laringectomizado total.
III. Todos os métodos de aquisição da voz esofágica são diferentes quanto à captação do ar do meio externo, porém iguais quanto à expulsão desse ar para a fonação.
IV. Para atendimento de um paciente laringectomizado total, é sempre necessário adequar à mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
Sabe-se que as cirurgias de cabeça e pescoço, frequentemente, acarretam alteração na deglutição. Na avaliação dessa função, geralmente, deve-se considerar
I. iniciar a avaliação na consistência pastosa fina.
II. o volume inicial de 6 ml.
III. introduzir o alimento na porção remanescente mais funcionante.
IV. proceder inicialmente à higiene oral.
V. solicitar a emissão da vogal /a/ entrecortada após a deglutição.
Sabe-se que a deficiência auditiva ocasiona problemas de comunicação e o grau de comprometimento também está relacionado se a perda auditiva foi pré-lingual ou pós-lingual. Com relação às características da fala do surdo, analise as afirmativas a seguir
I. Bebês com perda auditiva balbuciam e/ou vocalizam até 5 meses.
II. Os fonemas /p/, /b/, /m/, /f/, /v/ são mais fáceis de serem produzidos, pois são mais visíveis.
III. Observa-se a presença de prolongamento de segmentos fônicos (vogais).
IV. Os fonemas /s/, /z/, /x/, /j/, são mais difíceis de serem produzidos quando a perda auditiva é maior nos graves.
V. Os fonemas adquiridos mais tardiamente e com dificuldades são /k/, /g/ e /r/.
M.A.S., 09 anos de idade, é deficiente auditivo do tipo neurossensorial severo nas duas orelhas e faz uso de prótese auditiva bilateralmente desde os 05 anos. Compareceu ao hospital, acompanhado da mãe, embora se comunique através da fala. São apenas palavras soltas, e ainda com trocas de fonemas e grande dificuldade na formação de frases. Na escola, também apresenta dificuldades na associação fonema/grafema, separação e junção de sílabas e, ainda, na aprendizagem da leitura e escrita.
De acordo com o caso, as habilidades auditivas alteradas são
Sobre o sistema estomatognático, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Suas funções são sucção, deglutição, fonação e respiração
( ) As estruturas não são interligadas, ou seja, a desordem em uma estrutura não apresentará desorganização ou desequilíbrio.
( ) É uma região anátomo funcional que engloba estruturas da cabeça, face e pescoço.
( ) As estruturas que compreendem esse sistema são: estruturas ósseas, dentárias, musculares, glandulares, nervosas e articulares. Envolvidas com a função da cavidade oral.
( ) A principal função é fonação.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}