Listagem de Questões sobre Geral
O código de Ética da Fonoaudiologia dispõe em um de seus artigos, das Responsabilidades do Profissional para com o Cliente. A este respeito é correto afirmar que o fonoaudiólogo deve:
permitir o acesso do cliente ao prontuário, dandolhe as explicações necessárias à compreensão do mesmo.
minimizar o quadro diagnóstico ou prognóstico, diminuindo, assim, o impacto dos mesmos em relação aos aspectos psíquicos e afetivos do cliente.
utilizar técnicas específicas no tratamento fonoaudiólogo que tenham ou não eficácia comprovada.
fornecer diretamente ao cliente os resultados dos procedimentos realizados, exceto quando o serviço for contratado por terceiros.
permitir o acesso do responsável ou representante legal durante a avaliação e tratamento, ainda que sua presença comprometa a eficácia do tratamento.
Quanto às características orofaciais dos "respiradores orais", marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Maxila atrésica e protrusão de incisivos superiores.
( ) Mordidas abertas e cruzadas e retrusão do mento.
( ) Crescimento facial aumentado sagitalmente e narinas estreitas.
( ) Eversão de lábio inferior e lábio superior hipodesenvolvido.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
Quanto aos aspectos morfológicos, posturais e funcionais em uma avaliação miofuncional orofacial, marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A presença de úvula bífida ou sulcada no palato mole, associada a um padrão vocal hipernasal pode ser indicativo de uma fissura submucosa, necessitando de exames otorrinolaringológicos mais específicos.
( ) A avaliação da deglutição não deve limitar-se a observar se existe ou não projeção de língua entre os dentes ou contra os mesmos.
( ) Em um processo de avaliação da respiração, o espelho de Glatzel é utilizado abaixo das narinas do paciente, apenas para visualizar se há ou não passagem de ar pelo nariz.
O atraso de linguagem pode ter como fator etiológico a deficiência mental. São características desse quadro:
1) tendência a ser amigável; procurar contatos sociais.
2) vocabulário limitado e construção de estruturas frasais mais elementares.
3) tendência ao uso de gestos com finalidades comunicativas.
4) uso marcante de inversões pronominais.
Estão corretas, apenas:
1 e 3.
1 e 2.
2 e 3.
2 e 4.
1 e 4.
Paciente com 45 anos, do sexo feminino, refere diminuição auditiva na orelha esquerda, percebida ao acordar. Refere, ainda, zumbido, cujo aparecimento se deu antes da diminuição auditiva. Após avaliação audiológica, foi diagnosticada uma perda auditiva unilateral de grau severo na orelha esquerda. Na avaliação vocal, apresentou LRF (SRT) compatíveis com as médias das freqüências da fala em ambas as orelhas, o IRPF (IRF) alterado na orelha esquerda e normal na orelha direita. Esses sintomas e achados audiológicos caracterizam:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}