Listagem de Questões sobre Geral
A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologias e conceituações são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais, o que permite uma infinidade de leituras do mesmo objeto de estudo. Relacione, as quatro principais abordagens sobre a Gagueira com os seus respectivos autores e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Abordagem Psicolinguística da Fluência.
2. Abordagem Neurolinguística e Motora da Gagueira.
3. Abordagem na Vertente Contextualizada Análise de Discurso.
4. Abordagem Fenomenológica da Fluência.
( ) Claudia Regina Furquim de Andrade.
( ) Ana Maria Schiefer.
( ) Isis Meira.
( ) Silvia Friedman.
O desenvolvimento das habilidades auditivas ocorre nos primeiros anos de vida e depende da sua interação com o ambiente acústico da criança. Essas habilidades envolvidas na organização das informações auditivas são o Processamento Auditivo Central ou Habilidades Auditivas Perceptuais (PEREIRA, 1993). As habilidades auditivas constituemse em uma hierarquia e, embora sigam uma sequência de desenvolvimento, são, no fundo, indissociáveis entre si. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte habilidade auditiva: Capacidade de separar figura do fundo, ou seja, informações (estímulo-alvo) e ruído (estímulo competitivo).
Sobre a avaliação audiológica infantil, é incorreto afirmar:
A triagem auditiva neonatal tem por objetivo a identificação precoce da perda auditiva.
Considerando os critérios e princípios da triagem auditiva, assinale a alternativa CORRETA.
As alterações de linguagem são elemento central nos quadros clínicos associados ao espectro autístico.
Sobre o diagnóstico e a terapia de linguagem de crianças autistas, é correto afirmar:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}