Questões sobre Fonoaudiologia Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fonoaudiologia Educacional

Considerada uma alteração de aprendizagem, a dislexia, caracteriza-se por dificuldades específicas na realização da leitura e da escrita. Em relação as características das dislexias centrais e periféricas, analise as afirmações a seguir:
I.Na dislexia de superfície os estímulos são lidos através do processo temporal média e póstero-superior fonológico do hemisfério esquerdo, havendo uma incapacidade no tratamento ortográfico da informação.
II.Na dislexia profunda o desempenho é muito ruim na leitura de estímulos não-familiares e pseudopalavras.
III.Na dislexia fonológica existe danos na via de conversão grafema-fonema e dificuldades em tarefas de memória fonológica.
IV.Na dislexia de superfície a criança apresenta dificuldades na leitura no campo visual do lado contralateral ao da lesão cerebral.
V.Na dislexia profunda há bloqueio na via não-lexical e ausência de leitura de não-palavras.
https://www.scielo.br/j/jped/a/46wvNTtYV4bpLw7k5tbyZ3b/?format=pdf&lang=pt

É CORRETO o que se afirma em

Segundo Amorim, (1972) a atuação fonoaudiológica advém, principalmente, de três enfoques básicos: o preventivo, o curativo e o estético. Na prevenção secundária, é CORRETO afirmar que:

#Questão 1015558 - Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fonoaudiologia

Em relação à atuação fonoaudiológica na escola, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.
I. O fonoaudiólogo pode realizar consultoria e assessoria para professores e sobre alunos. II. Realizar triagens fonoaudiológicas sobre os aspectos relacionados à audição, voz, comunicação e motricidade orofacial. III. Realizar fonoterapia, desde que o perído terapêutico seja breve. IV. Orientar professores quanto à comunicação infantil.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em

M.N.U, 10 anos, queixa-se de dificuldade auditiva em ambientes ruidosos. Mãe relata que criança está apresentando dificuldades escolares. Nega otalgia e otorreia. Paciente necessita aumentar volume da TV e solicita que os amigos e familiares falem mais “alto” (mais intenso) para que entenda o que foi dito. Na audiometria, foram constatados limiares auditivos por via aérea rebaixados e por via óssea em valores iguais ou menores que 15 dB em ambas as orelhas. SRT obtido em 40 na orelha direita e em 50 na orelha esquerda. Sobre o caso, é correto afirmar que o paciente possui perda auditiva

Em relação à intervenção fonoaudiológica na pré-escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A consciência fonológica, por não ser uma habilidade desenvolvida naturalmente, demanda que o professor atue como mediador entre as crianças e os componentes fonológicos das palavras fazendo-as assumir consciência deles e agregando fonemas das palavras orais para formar as palavras escritas.
II. A estimulação/intervenção representa uma importante estratégia de promoção à saúde da criança por beneficiar o desenvolvimento infantil.
III. A troca de saberes entre os diversos atores envolvidos no processo de aprendizagem/alfabetização, os educadores, os professores e os fonoaudiólogos tende a beneficiar a criança e a comunidade escolar.

Assinale

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis