Questões sobre Disfagia e Mastigação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Disfagia e Mastigação

Analise esta informação: "Distúrbio na produção fonológica, geralmente pela dificuldade no aprendizado dos traços distintivos dos fonemas. Há casos em que os erros não acontecem sistematicamente, mas dependem do contexto da série fonêmica que constitui a palavra. Nesses casos, é importante realizar um estudo tanto perceptivo como um práxico".
Os elementos enunciados identificam: 

Deglutição é um ato complexo, que inclui atividades voluntárias e reflexas, envolvendo diferentes músculos e nervos. Tem a função de levar o alimento da boca até o estômago, além de proteção das vias aéreas, sendo dividida em fases, EXCETO:

Didaticamente, a deglutição orofaríngea pode ser dividida em fases a saber:
I.Fase preparatória. II.Fase mastigatória. III.Fase oral.  IV.Fase faríngea. V.Fase esofágica.

Marque a alternativa cuja série está CORRETA.

A disfagia é um distúrbio da deglutição causado por alterações em uma ou mais fases da deglutição, podendo ser decorrente de causas neurológicas e/ou estruturais. Como consequência, pode gerar a entrada de alimento nas vias aéreas causando tosse, sufocação/asfixia, aspiração laringo-traqueal, problemas pulmonares, desidratação, perda de peso e morte(2,3). Durante o processamento de alimentação as partículas de alimento são reduzidas em tamanho por mastigação e salivação, sendo amolecidas até que a consistência seja ideal para a deglutição. O conhecimento da fisiologia e anatomia relacionada à deglutição é fundamental para a avaliação e tratamento de suas desordens.
Nesse processo deve haver movimentos cíclicos da mandíbula, intimamente coordenados com os movimentos da:
I.Boca e bochechas.
II.Arcada dentária (superior e inferior).
III.Língua e osso hioide.
IV.Palato mole e dobras palatinas.

Marque a série CORRETA.

Acerca do Protocolo de Avaliação Fonoaudiológica de Risco para Disfagia (PARD), que é um dos protocolos mais adotados para avaliação beira-leito, julgue o próximo item.


Um paciente que apresenta saturação basal de 96% de SpO2 e que, durante teste de deglutição de água, tem queda desse valor para 91%, não apresenta fator de risco para broncoaspiração.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis