Questões sobre Disfagia e Mastigação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Disfagia e Mastigação

Na deglutição existem duas ondas peristálticas, sendo uma primária que inicia na faringe e vai por todo o esôfago e a secundária que inicia no corpo do esôfago e continua até o estômago. Em relação à deglutição primária, analise as afirmativas abaixo.

I - A deglutição primária pode ser definida como deglutição adulta; II - Na deglutição primária não ocorre o afastamento dos maxilares durante o tempo faríngeo: os molares permanecem em contato; III - A deglutição primária deve ser compreendida no âmbito do ato de mamar ou de sucção; IV - Na deglutição primária observa-se que a língua passa entre as arcadas gengivais, que não estão em contato.

Estão corretas as expressões apontadas nas alternativas: 

Paralisia total ou parcial congênita do VI e do VII Par Craniano, geralmente bilateral, são caraterísticas da Síndrome de Möebius. Por essa razão, pode-se dizer que a criança poderá apresentar, dentre outras dificuldades, problemas no processo de deglutição, porque terá dificuldade em:

Com relação ao tratamento e à avaliação da deglutição atípica, julgue os próximos itens.


I O tratamento miofuncional visa adequar a propriocepção, as posturas de lábios, mandíbula e língua, a deglutição, a fala e o tônus e a mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios.

II O trabalho proprioceptivo deve ser desenvolvido conjuntamente com o postural. Nessa atividade, necessita-se da colaboração da criança, devendo-se lançar mão de todos os recursos para reforçá-la positivamente.

III O tratamento miofuncional depende de uma equipe multidisciplinar, e o portador de deglutição atípica deve ser encaminhado ao otorrinolaringologista para que este certifique não haver qualquer obstrução das vias aéreas superiores.

IV A automatização das posturas orais e da deglutição correta depende diretamente da boa aeração nasal. A má aeração nasal e eventuais causas de obstrução das vias aéreas superiores influenciam o trabalho miofuncional.


Assinale a opção correta. 

Tendo em vista que a deglutição é um processo que, didaticamente, pode ser dividido em quatro fases, julgue os itens seguintes, relativos a essas fases.


I A fase oral preparatória é consciente e voluntária e inicia-se com a apreensão dos alimentos, momento em que o bolo alimentar é misturado com a saliva e transformado em um bolo homogêneo.

II A fase oral propriamente dita, que constitui a segunda fase da deglutição e é consciente e involuntária, inicia-se com o posicionamento do bolo alimentar sobre a língua e termina com a ejeção desse bolo para faringe.

III Na fase faríngea, que é consciente e involuntária, o bolo alimentar desencadeia uma série de reflexos; nela, há o fechamento da nasofaringe pelo palato mole.

IV A fase esofágica, que é inconsciente e involuntária, consiste na transferência do bolo alimentar do esôfago ao estômago, por meio de movimentos peristálticos.


Estão certos apenas os itens

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) gera necessidade de cuidados hospitalares, tanto imediatos, como ao longo do período de internação, o que resulta em um elevado custo social e econômico. O processo de hospitalização por AVE geralmente se inicia por meio de atendimento emergencial, em virtude de sinais sugestivos da doença, seguido de confirmação diagnóstica, mediante avaliação clínica e exames complementares. Dentre as diversas complicações adquiridas após o AVE, ainda no período de internação hospitalar, estão a flacidez muscular, arreflexia, hemiplegia, hemianestesia e alterações cognitivas. Do ponto de vista fonoaudiológico, assinale a alternativa que não apresenta as sequelas mais comuns associadas à comunicação e deglutição.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis