Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Os distúrbios miofuncionais orais decorrentes do hábito de sucção de chupeta ou dedo envolvem alterações musculares dos lábios e língua, como os listados nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Em relação ao sistema motor oral, analise as afirmativas a seguir:
I. A necessidade de mastigar, morder e deglutir vem do estímulo proprioceptivo que recebemos da pressão e do movimento em nossas mandíbulas.
II. O processamento sensorial oral não afeta apenas a alimentação. Também afeta a maneira como movemos nossa boca, mexemos com a língua, controlamos a saliva e produzimos sons para a fala.
III. Como os sistemas sensoriais trabalham em conjunto, todos eles afetam as funções de processamento sensorial do sistema motor oral.
Assinale

Em relação às regulamentações da área de Fonoaudiologia, analise as afirmativas a seguir:
I. A Resolução 309/2005 do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) aponta várias possibilidades de atuação profissional do fonoaudiólogo no campo da educação: a capacitação e assessoria, o planejamento, desenvolvimento e execução de programas fonoaudiológicos, as observações, triagens fonoaudiológicas e orientações quanto ao uso da linguagem, motricidade oral, audição e voz, as ações junto ao ambiente escolar que favoreçam as condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem e as contribuições na realização do planejamento e das práticas pedagógicas de instituições educacionais.
II. De acordo com a Resolução 309/2005, a Fonoaudiologia Educacional / Escolar passou a ser considerada uma área independente da Fonoaudiologia clássica, em função da necessidade de auxiliar a rede escolar de ensino a promover saúde, prevenir alterações referentes a alterações auditivas, voz, motricidade orofacial e linguagem, visando potencializar o processo de aprendizagem.
III. Regulamentada pela Lei 6.965/81, a atuação do fonoaudiólogo nas escolas abrange a participação no desenvolvimento de pesquisas, promoção e prevenção de saúde, avaliação e acompanhamento fonoaudiólogo visando à reabilitação de indivíduos com alterações da comunicação oral e escrita, motricidade orofacial, e audição desenvolvendo melhoria na qualidade de vida.

Assinale

Nas opções a seguir estão listados programas de saúde pública no Brasil que são considerados referência no mundo, à exceção de uma. Assinale-a.

Em relação à intervenção fonoaudiológica na pré-escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A consciência fonológica, por não ser uma habilidade desenvolvida naturalmente, demanda que o professor atue como mediador entre as crianças e os componentes fonológicos das palavras fazendo-as assumir consciência deles e agregando fonemas das palavras orais para formar as palavras escritas.
II. A estimulação/intervenção representa uma importante estratégia de promoção à saúde da criança por beneficiar o desenvolvimento infantil.
III. A troca de saberes entre os diversos atores envolvidos no processo de aprendizagem/alfabetização, os educadores, os professores e os fonoaudiólogos tende a beneficiar a criança e a comunidade escolar.

Assinale

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