Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

Com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Os sujeitos apresentam déficits persistentes na comunicação social, apenas quando o interlocutor é alguém desconhecido. ( ) Os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades são característicos dos sujeitos com TEA. ( ) A avaliação da comunicação em crianças com TEA não verbais envolve identificar as funções comunicativas, o uso de gestos, as expressões vocais e o contato visual, bem como a compreensão dos aspectos verbais e não verbais da comunicação. ( ) O desenvolvimento da intenção comunicativa não é a prioridade em um plano terapêutico de crianças com TEA, uma vez que apresentam adequada interação social e comunicativa.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

“... é caracterizada como uma alteração central no planejamento e/ou programação espaço-temporal dos parâmetros de sequências segmentais, apresentando (a) erros inconsistentes que produzem consoantes e vogais em repetidas produções de sílabas e palavras; (b) prolongadas transições coarticulatórias entre sons e sílabas; (c) prosódia inapropriada, especialmente na realização do acento lexical ou frasal”. Assinale a alternativa que indica a alteração fonoaudiológica descrita acima:

Com relação à reabilitação fonoaudiológica das disfonias, assinale a afirmativa que descreve as premissas do método de competência fonatória:

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?

As afirmativas abaixo dizem respeito à triagem auditiva neonatal universal (TANU). Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, segundo os ideais Lewis e Chapchap (2014).
( ) No registro das emissões otoacústicas (EOA) por estímulos transientes é possível identificar perdas auditivas > 30 dB. ( ) Deficiências auditivas de origem coclear podem apresentar EOA em algumas bandas de frequência isoladas, o que não pode ser caracterizado como função coclear preservada/normal. ( ) A fase de reteste deve ser realizada para o RN de baixo e alto risco, num período entre 30 e 60 dias. ( ) Crianças maiores de 3 meses de idade, e que permaneceram por este período na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), podem ser imediatamente encaminhadas para avaliação diagnóstica, assim como aquelas com malformação de orelha externa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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