Questões de Fonoaudiologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2004

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A necessidade de um processo diagnóstico é determinada pela existência de sinais e sintomas que comprometam, em sentido estrito, a forma e, em sentido amplo, a funcionalidade da comunicação oral.

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Os distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita envolvem desde as trocas grafêmicas até as dificuldades de compreensão da leitura.

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

As condições necessárias para a aprendizagem, que podem ser externas ou internas, incluem a integridade motora, sensorioperceptual e socioemocional.

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na aprendizagem da linguagem escrita, podem ocorrer desordens de integração visual-motora — disgrafia —, mas não ocorre a deficiência de formulação e sintaxe, na qual o paciente não organiza as idéias adequadamente ao escrever, mesmo sendo eficiente na utilização do código oral.

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita podem ser provocadas por distúrbios de discriminação auditivos, que impedem a análise fonética, fazendo que a criança não perceba, por exemplo, semelhanças entre sons iniciais e finais, como em “som” e “tom”; “tio” e “tia”.

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