Questões de Fonoaudiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia

Os processos da linguagem e da aprendizagem são bastante complexos; envolvem redes de neurônios distribuídas em diferentes regiões cerebrais e se relacionam à percepção da fala, sendo dependentes da integridade auditiva periférica e central. No processo de aquisição da linguagem escrita, o indivíduo passa por uma remodelação dos seus circuitos neuronais. Os transtornos de aprendizagem têm sido foco de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Pesquisas demonstraram evidências de deficits fonológicos em dislexias de desenvolvimento. Em outros estudos observou-se a inexistência de múltiplos deficits de processamento temporal nas dislexias, concluindo que disléxicos apresentam integridade das funções visuais e auditiva; por isso, em geral, a orientação espacial encontra-se preservada. Esses achados sugerem que não há relação entre deficits na atenção da seleção espacial e o desenvolvimento de representações fonológicas e ortográficas.
II. A leitura e a escrita envolvem habilidades cognitivas complexas, além da capacidade de reflexão sobre a linguagem em relação aos aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Há uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, sensório-perceptual e socioemocional. Além disso, o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização também são princípios importantes no desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita.
III. Dificuldades de aprendizagem envolvem alterações no processo de desenvolvimento do aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, podendo estar associadas ao comprometimento da linguagem oral. Ainda que as manifestações sejam mais evidentes durante o aprendizado da leitura e da escrita, desde os anos pré-escolares, alguns sinais de dificuldades mais amplas de linguagem podem aparecer, tais como vocabulário restrito, uso inadequado da gramática e alterações no processamento fonológico.
Está correto o que se afirma em

As patologias neurológicas em adultos podem resultar do comprometimento do sistema nervoso central e periférico. Existem mais de 600 doenças neurológicas e grande parte delas cursa com a disfagia como um de seus sintomas. Considerando que a organização do sistema nervoso para o ato da deglutição envolve a porção cortical ascendente e descendente, o córtex medular e as vias periféricas, analise as afirmativas a seguir.
I. A fase antecipatória da deglutição consiste na identificação de impulsos básicos, como a fome e a saciedade. Além disso, identifica e reconhece as características físico-químicas do alimento, com a ativação dos centros da memória e do prazer alimentar, dentre outras. O centro da fome está localizado no hipotálamo lateral e parece envolver o feixe do prosencéfalo medial (trajeto dopaminérgico). O centro de saciedade está localizado no hipotálamo ventromedial, onde parece receber as informações sensoriais provenientes dos órgãos digestivos por meio do nervo vago.
II. A introdução do bolo alimentar na cavidade oral estimula as vias aferentes sensitivas táteis e gustativas. Assim, os impulsos sensoriais serão transmitidos ao núcleo do trato solitário por intermédio dos pares cranianos V e VII. As regiões do córtex cerebral ativas durante as fases preparatória e oral propriamente ditas da deglutição são o córtex insular com conexões ao córtex motor primário e suplementar, o opérculo orbitofrontal e a porção medial e superior do giro do cíngulo anterior.
III. A resposta eferente será estimulada pelos pares cranianos III, V, VI, X, XI, XII. A fase faríngea da deglutição é iniciada pelos impulsos sensoriais transmitidos como resultado da estimulação dos receptores localizados nas estruturas da orofaringe (tonsila, palato mole, base de língua, parede posterior da faringe e porção anterior da epiglote). Em geral, a deglutição voluntária de saliva apresenta ativação da ínsula anterior e posterior, giro frontal superior, córtex sensorial primário e córtex pré-motor.
Está correto o que se afirma em 

Apesar de a sucção ser um comportamento reflexo, ela pode ser intensificada ou alterada de acordo com as experiências de cada bebê. O neonato apresenta comportamentos miofuncionais orais durante a sucção, tais como: vedamento labial, compressão labial e formação de leve sulco nas comissuras labiais e movimentos mandibulares e de língua anteroposteriores. Qualquer alteração antes, durante e/ou após o nascimento pode comprometer a alimentação e o desenvolvimento neuropsicomotor do neonato. Sobre os distúrbios da deglutição nessa população, assinale a afirmativa correta.

A gagueira é um distúrbio da fala que resulta de uma influência complexa de múltiplos fatores que incluem predisposição genética, habilidades motoras da fala, fatores linguísticos, cognitivos, emocionais e ambientais. Sabe-se que seu espectro de fatores de risco é amplo e heterogêneo. Analisar as manifestações clínicas respeitando determinados parâmetros é fundamental, uma vez que as condutas a serem tomadas dependerão da tipologia e da frequência das disfluências, assim como do modo como a criança reage às dificuldades na fala. Sobre as disfluências, assinale a afirmativa INCORRETA.

A disartria é um distúrbio de fala, resultante de alterações no controle muscular dos mecanismos envolvidos em sua produção. Sua etiologia inclui lesão do sistema nervoso central ou periférico, que acarreta alterações na emissão oral, devido a uma paralisia, fraqueza ou falta de coordenação dos músculos da fala. Sobre a disartria, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de uma sequela comum de lesões cerebrais não progressivas, consequentes de uma lesão vascular cerebral ou de um traumatismo cranioencefálico, bem como de doenças progressivas neuromusculares, ou que atingem o sistema extrapiramidal. Dessa forma, pode ser secundária a uma tumoração do cérebro, cerebelo ou tronco encefálico, a doenças infecciosas, metabólicas, tóxicas ou degenerativas do sistema nervoso ou do sistema muscular.
II. Existem vários tipos de disartria, de acordo com o local da lesão: disartria flácida; disartria espástica; disartria do neurônio motor superior unilateral; disartria hipocinética; disartria hipercinética; disartria transcortical; disartria atáxica; e, disartria mista. Cada um desses tipos apresenta características peculiares que envolvem o desempenho anormal das estruturas pulmonares, laríngeas, faríngeas, esofágicas e da cavidade oral que, agrupadas, correspondem às bases motoras da fala, responsáveis pela produção de uma fala inteligível.
III. O processo fonoarticulatório em pacientes com disartria tende a ser prejudicado e, apesar da variação dos quadros, é comum encontrar em quase todos os pacientes disártricos: diminuição da velocidade da fala; imprecisão articulatória; fala lenta e irregular; monoaltura; e, monointensidade.
Está correto o que se afirma em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis