Questões de Fisioterapia da UNIOESTE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da UNIOESTE

A terapia convencional para paralisia cerebral (PC) em crianças inclui fisioterapia e abordagens de neurodesenvolvimento. Estes podem ser administrados em regimes de intensidade diferente.
O dono de uma clínica de reabilitação pediátrica questionou o fisioterapeuta se, para a reabilitação de pacientes com PC, seria melhor aplicar a terapia convencional de forma intensiva ou não intensiva. 
O fisioterapeuta embasou sua resposta no seguinte estudo de revisão sistemática com metanálise (Arpino, C., Vescio, M.F., De Luca, A., & Curatolo, P. (2010). Efficacy of intensive versus nonintensive physiotherapy in children with cerebral palsy: a meta-analysis. International Journal of Rehabilitation Research, 33, 165-171.) que comparou o efeito da terapia convencional intensiva (TCI) com a não intensiva (TCNI) sobre a função motora grossa. 
33.png (525×425) 
Com base no resultado apresentado, qual é a resposta esperada dada pelo fisioterapeuta?

As ações de saúde do trabalhador, no Brasil, têm suas raízes nas lutas sociais deflagradas na década de 70 do século passado, com maior corpo na década de 80 nos governos municipais. Com relação a essa temática, é CORRETO afirmar:
I - Há pressuposto da participação dos trabalhadores no processo de avaliação e controle de acidentes de trabalho. II - A doença relacionada ao trabalho, para fins de benefícios, pode ser equiparada ao acidente de trabalho. III - As condições para que ocorram eventos agressivos à saúde do trabalhador não são incorporados ao SUS.

A epicondilite lateral é uma afecção que afeta 1 a 3% da população adulta anualmente, principalmente relacionado a práticas laborais. Apresenta característica degenerativa, comprometendo os tendões extensores originários do epicôndilo lateral. Qual músculo é mais frequentemente acometido?

Dentre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as doenças cardiovasculares ganham destaque. É CORRETO afirmar:
I - As mais comuns são a isquemia cardíaca, o acidente vascular cerebral e a doença vascular sistêmica. II - Uma das terapêuticas não farmacológicas de grande importância é o exercício físico, que atua diretamente em fatores de risco como a hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dislipidemia e diabetes. III - O exercício físico pode ser utilizado como um recurso de combate ao sobrepeso e à adiposidade abdominal, devido ao aumento no gasto energético, e até gerando alterações na taxa metabólica de repouso.

Como o envelhecimento populacional, ocorre, de forma concomitante, um agravamento das condições de saúde, associado muitas vezes a problemas econômicos, e acaba aumentando a demanda por instituições de longa permanência para idosos. Porém, a institucionalização, muitas vezes, pode desencadear quais tipos de quadros depressivos?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis