Questões de Fisioterapia da UNIOESTE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da UNIOESTE

As quedas entre idosos é uma preocupação constante para os profissionais da saúde que lidam com essa população. Embora saibamos que o risco de queda é multifatorial, os estudos têm apontado que mais de 50% do risco de queda em idosos se relaciona com:

Nesta doença, a mecânica respiratória é prejudicada por diversos fatores, dentre eles, as alterações dos volumes e capacidades pulmonares que ocorrem devido aos processos fisiopatológicos da doença, tais como perda de recolhimento elástico, obstrução ao fluxo aéreo, aprisionamento de ar e a hiperinsuflação pulmonar. Estudos têm demonstrado que esses mecanismos estão relacionados com a redução da mobilidade diafragmática que ocorre pela redução da relação tensão comprimento na zona de aposição e no raio de curvatura do músculo diafragma.


Qual doença respiratória é compatível com o texto acima?

A velocidade da marcha é reconhecida como um marcador de funcionalidade importante, já que está atrelado à independência funcional do paciente. Embora ainda pouco empregado, o Índice de Reabilitação Locomotor (IRL) vem ganhando campo como medida funcional com potencial capacidade de avaliar a evolução da qualidade da caminhada frente às intervenções, nas diferentes doenças, especialmente naquelas que impactam a função locomotora, a exemplo da doença de Parkinson. O IRL é uma medida percentual que guarda relação entre a velocidade autosselecionada de caminhada (VAS – compreendida como a velocidade de caminhada que escolhemos para desempenhar a maioria dos deslocamentos nas atividades de vida diária por ser a velocidade mais confortável de caminhada) e a velocidade ótima de caminhada (VOC – compreendida como a velocidade de caminhada em que há o menor gasto metabólico de energia). Estudos prévios que se aprofundaram nos mecanismos minimizadores de energia durante a locomoção apontam que a VOC, para os seres humanos, encontra-se em uma faixa entre 4 a 5 km/h. Sendo assim, a equação que define o IRL é: IRL = (VAS/VOC)*100. Com base no fato de que, em condições normais de saúde, a VAS tende a coincidir com a VOC, qual das alternativas a seguir traduz uma explicação verdadeira para o IRL?

De acordo com dados epidemiológicos, no Brasil, estima-se que hajam de 6 a 8 mil novos casos por ano de traumas raquimedulares. Trata-se de uma condição com alto impacto negativo, tanto no âmbito pessoal quanto social, e que tem repercussões não só físicas, mas psicossociais importantes. Por isso, o processo de reabilitação integral do paciente lesado medular deve ser multiprofissional. Dentre as ferramentas de classificação e avaliação, AQUELA que pode ser aplicada para mensurar de FORMA PLURIDIMENSIONAL a evolução clínica do paciente é:

Dentre as diferentes fases da vida, o envelhecimento é o período marcado pelo declínio atribuído a dois aspectos: a senescência e a senilidade. O impacto do envelhecimento na capacidade funcional pode culminar em um estado de fragilidade. O termo “fragilidade” vem ganhando espaço nas pesquisas sobre envelhecimento e é importante que profissionais que lidam com a população geriátrica o compreendam. A “fragilidade” é, por definição: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis