Questões de Fisioterapia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Os principais objetivos da terapia com o uso do espirômetro de incentivo (EI) são o aumento dos volumes / capacidades pulmonares e a melhora da estabilidade alveolar.
Para um paciente com o quadro de quadriplegia e significativa redução da capacidade inspiratória, qual deve ser a recomendação fisioterapêutica de utilização? 

Dado que as demandas musculares variam de acordo com as fases da marcha, as causas de um desvio específico frequentemente também variam de acordo com a fase. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre os desvios do quadril durante a marcha e suas respectivas causas.
COLUNA I
1. Abdução 2. Adução 3. Rotação medial 4. Rotação lateral
COLUNA II
( ) Contratura do glúteo médio ou trato iliotibial. ( ) Contraturas de rotadores externos e fraqueza de rotadores internos. ( ) Contratura de adutores de quadril e excesso de queda pélvica contralateral. ( ) Contraturas de rotadores internos e fraqueza de rotadores externos.
Assinale a sequência correta. 

O teste de adução (estresse em varo) é utilizado para avaliar uma instabilidade lateral uniplanar (a tíbia se move e se afasta excessivamente do fêmur na face lateral do membro inferior). Um paciente apresentando instabilidade do joelho lateral uniplanar e com teste positivo de estresse de adução com o joelho completamente estendido apresenta um certo grau de lesão de 

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) descreve o processo de alterar a percepção de dor por meio da utilização de uma corrente elétrica bifásica. O principal objetivo do TENS é controlar a dor pela despolarização de nervos sensoriais, motores ou nociceptivos. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre os níveis de despolarização do TENS e seus respectivos métodos de aplicação.
COLUNA I
1. TENS – nível sensorial 2. TENS – nível motor 3. TENS – nível nociceptivo
COLUNA II
( ) Aplicado com uma elevada frequência de pulso (maior que 100 pps), duração de pulso longa (300 a 1.000 ?s, obtendo-se uma duração de fase de cerca de 150 a 500 ?s) e uma intensidade que realiza a ativação de mecanismos no tronco cerebral. ( ) Aplicado com uma frequência baixa de pulso (2 a 4 pps), duração de fase longa (150 a 250 ?s, produzindo uma duração de fase de cerca de 75 a 125 ?s) e uma intensidade forte, mas não dolorosa. ( ) Aplicado com uma alta frequência de pulso (60 a 100 pps), duração de pulso curta (menos do que 100 ?s, obtendo-se uma duração de fase de aproximadamente 50 ?s) e intensidade que estimula as fibras A-beta.
Assinale a sequência correta. 

Sobre as características dos testes utilizados para avaliação da capacidade funcional de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.



( ) Uma distância percorrida no TC6M menor que 850 metros está associada a pior prognóstico na DPOC.


( ) O teste ergométrico realizado em esteira tem a vantagem de reproduzir as atividades de vida diária, como andar ou correr.


( ) Os testes de caminhada de 6 minutos (TC6M) e 12 minutos (TC12M) apresentam boa correlação, sendo ambos aceitáveis para as medidas do desempenho físico do paciente com DPOC.


( ) Durante o Incremental Shuttle Walking Test (Shuttle Test), ocorre uma menor sobrecarga imposta ao paciente em razão da redução da velocidade.



Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis