Questões de Fisioterapia da CONSULPLAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da CONSULPLAN

Durante a reabilitação de doenças neuroperiféricas, é importante o conhecimento da relação entre raiz, músculo e nervo espinhal. Analise.

Sobre radiculopatias, analise.

I. As hérnias de disco ocorrem principalmente na região póstero-lateral da coluna vertebral, principalmente na coluna lombossacral, pela fragilidade do ligamento posterior. Posteriormente ao canal espinhal, localiza-se o ligamento amarelo.

II. Na medula cervical, as raízes deixam o forâmen vertebral acima da respectiva vértebra. Assim, a raiz C7 sai entre as vértebras C6 e C7. A única exceção é a raiz C8 que sai acima da vértebra T1. Isto ocorre porque existem 8 pares de raízes cervicais e apenas 7 vértebras cervicais.

III. A raiz L5 emerge da medula ao nível da vértebra L3, percorre um trajeto descendente passando pelas vértebras L3, L4 e L5, até deixar o canal espinhal pelo forâmen intervertebral L5-S1. Isto é importante em medicina eletrodiagnóstica, pois uma mesma raiz (L5) pode ser comprimida por herniações discais centrais de L2-L3 e L3- L4, herniações póstero-laterais entre L4-L5 (causa mais comum) e herniações laterais entre L5-S1.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Os programas de atendimento domiciliar em gerontologia preocupam-se cada vez mais em maximizar a autonomia e independência dos idosos, uma vez que sua qualidade de vida é afetada diretamente pela perda da capacidade funcional. O teste usado para avaliar a capacidade funcional relacionada com as atividades de vida diária de um idoso, antes de iniciar o programa de fisioterapia domiciliar é

Sobre o assunto abordado, analise.

I. Acredita-se que a lesão do LCA produz perda da propriocepção, deteriorando a capacidade dos indivíduos de detectar alterações estáticas ou dinâmicas no joelho. Essa perda tem sido também associada a mudanças no tempo de latência dos músculos nas respostas reflexas, na ordem e no padrão de atividade eletromiográfica (EMG) durante movimentos voluntários.

II. Funcionalmente, podem ser identificados dois grupos de indivíduos com lesão no LCA. O primeiro apresenta sintomas clínicos como edema, dor e falseios durante movimentos do joelho e dificuldade em realizar algumas atividades da vida diária. Para os indivíduos deste grupo, frequentemente é recomendado o tratamento conservador com fisioterapia diariamente.

III. Acredita-se que a falta de informações proprioceptivas originadas no LCA provoca a inibição reflexa do quadríceps, diminuindo a massa dessa musculatura, fato que também é observado clinicamente. Essa inibição também diminuiria a capacidade do quadríceps de gerar torque extensor, que provocaria anteriorização excessiva da tíbia.

IV. Outro fator associado à falta de informações proprioceptivas do LCA é a facilitação da ativação dos isquiotibiais, o que promoveria o fortalecimento dessa musculatura.

V. De acordo com as afirmativas III e IV, o objetivo dessas duas respostas seria minimizar a geração de uma força de translação na articulação do joelho, que provocasse a anteriorização da tíbia. Assim, com a lesão do LCA, o fortalecimento dos isquiotibiais e a atrofia reflexa do quadríceps seriam uma resposta adaptativa para substituir a ação estabilizadora do LCA.

Estão corretas apenas as afirmativas

Sobre as recomendações mais atuais da ACSM (American Colege Sports Medicine) e American Heart Association para atividade física e saúde pública de adultos em 2007, analise.

I. Atividades aeróbias de intensidade leve são equivalentes a uma caminhada rápida e podem acelerar o coração, poderão ser acumuladas por no mínimo 30 min e aceleradas nos últimos 10 minutos ou mais.

II. A fim de promover e manter a saúde, os adultos saudáveis de 18-25 anos necessitam praticar atividades aeróbias de intensidade moderada por no mínimo 30 min, 5 dias por semana ou atividades intensas (vigorosas) pelo menos 20 min, 3 vezes por semana.

III. Recomenda-se combinações entre atividades moderadas e vigorosas, como por exemplo uma pessoa fazendo uma caminhada rápida por 30 min, duas vezes na semana e depois correr 20 min, duas vezes nos demais dias da semana.

IV. Para atividades vigorosas (intensas) pode-se dar como exemplo a caminhada, três vezes por dia, durante uma hora, o que causa um aumento rápido da ventilação pulmonar (respiração) e substancial aumento da frequência cardíaca.

Estão corretas apenas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis