Listagem de Questões sobre Geral
No caso de um paciente portador de pneumonia no lobo inferior direito, complicada com um derrame pleural, assinale V para verdadeiro ou F para falso.
( ) a fisioterapia vai atuar com o objetivo de reduzir a fase de hepatização da pneumonia e reabsorção do derrame.
( ) as técnicas re-expansivas devem ser evitadas no caso de pacientes que fizeram drenagem de derrame pleural de grande monta.
( ) a partir das técnicas de drenagem autogênicas, o derrame pleural pode ser drenado e assim acelerar o restabelecimento do paciente.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
V, F, V.
V, V, V.
F, F, V.
F, V, V.
Para uma paciente com 20 anos de idade, que apresenta um quadro doloroso decorrente de uma dismenorréia primária, o fisioterapeuta indica a aplicação de TENS, visando ao alívio da dor. Sobre a fisiologia dessa técnica fisioterápica, é correto afirmar que:
ela inibe o excesso da produção de Prostaglandina F2α, responsável pelas fortes contrações uterinas.
ela atua através do bloqueio dos estímulos nociceptivos no córtex cerebral (Teoria da Comporta da Dor).
ela corrige a isquemia que se instala no útero em virtude da insuficiente produção de angiotensina.
ela modula a dor em nível medular, liberando opióides endógenos e promovendo o bloqueio das fibras C.
o efeito placebo é o principal responsável pelo alívio da dor.
Um paciente com 18 anos de idade sofreu uma forte entorse no tornozelo direito durante uma partida de futebol. Foi atendido duas horas depois do trauma e, ao exame clínico, foi constatado edema difuso, hematoma localizado na face lateral interna do pé e um quadro doloroso que impedia a deambulação. O exame traumato-ortopédico descartou luxação da articulação do tornozelo e rompimento de ligamentos. A programação fisioterápica na fase aguda deve constar de:
aplicação de compressas quentes durante as primeiras 48 horas, com indicação de repouso absoluto.
aplicação de crioterapia durante 20 minutos em intervalos a serem limitados pelo quadro doloroso durante as primeiras 24 horas, bandagens com pressão suave e repouso absoluto do membro.
aplicação de crioterapia durante 20 minutos em intervalos de 2 em 2 horas durante as primeiras 24 horas, bandagens com pressão intensa e repouso absoluto nas primeiras 72 horas.
aplicação de banho-de-contraste durante as primeiras 48 horas, com indicação de cinesioterapia suave.
incentivo à deambulação precoce, para evitar a fibrose da articulação do tornozelo.
Uma paciente de baixa renda, com idade de 26 anos, no 4º mês de gestação, apresenta um quadro de Paralisia Facial Periférica à esquerda, decorrente de ataque virótico, com todos os sinais característicos da patologia em grau III e com ausência de dor. Foi encaminhada à fisioterapia no mesmo dia em que foi estabelecido o diagnóstico médico. A programação fisioterápica a ser indicada deve ser:
aplicação de laser de Ga/As de 1 Joule no trajeto do nervo facial e massagem superficial suave durante a primeira semana de atendimento.
aplicação de eletroterapia com corrente galvânica interrompida na fase aguda da doença, seguida de exercícios de mímica.
massoterapia de alongamento na face afetada e de encurtamento na face sã, seguida de eletroterapia com corrente interferencial tetrapolar.
utilização de órteses de esparadrapo, exercícios voluntários de mímica e orientação para a paciente mascar chicletes, para fortalecer os músculos masseteres.
Para um paciente jovem que foi submetido a uma meniscectomia no joelho direito, a programação fisioterápica mais adequada para a fase aguda do quadro é:
compressas quentes sobre o joelho afetado de 1 em 1 hora, enquanto durar o quadro edematoso, seguidas de movimentos suaves no joelho.
crioterapia sobre o joelho operado e eletroterapia com corrente russa na coxa, com o membro em extensão, para se obter contrações isométricas e evitar atrofia muscular.
utilização de bicicleta estacionária, durante dez minutos, com movimentos suaves do pedal, para se evitar atrofia muscular do membro afetado.
eletroterapia com corrente interferencial tetrapolar sobre o joelho afetado, para se evitar atrofia muscular.
uso precoce dos banhos-de-contrastes, para se evitar a formação de edemas no joelho operado, e mobilização passiva com carga mínima.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}