Listagem de Questões sobre Geral
Conforme afirmam Cândido e Neves apud Lima et al (1998), o fato de a incidência de LER/DORT ser maior no gênero feminino justifica-se principalmente:
devido a diferenças anatômica e fisiológica de homens e mulheres: os músculos das mulheres não possuem o mesmo potencial de desenvolvimento dos homens.
devido a diferenças anatômica e fisiológica de homens e mulheres: a mulher possui menor número de fibras musculares e menos capacidade de armazenar e converter o glicogênio em energia útil.
devido ao fato de as mulheres serem introduzidas em atividades industriais repetitivas, já que estas possuem mais habilidade que os homens.
devido à posição secundária que as mulheres ocupam em casa e na fábrica, cuja exigência por produção tende a ser mais acelerada e menos remunerada.
Com relação à análise ergonômica do trabalho em situações complexas, Wisner (1987) determina como observações metodológicas necessárias, EXCETO:
a sazonalidade das ocorrências com relação ao período de observação.
operações e tarefas, que se relacionam, por exemplo, aos gestos de ação e aos passos seguidos pelo trabalhador na execução da atividade.
locais onde se realiza o trabalho: deve-se enfatizar o posto de trabalho onde é realizada a tarefa, pois pode-se prejudicar a realização de atividades que não se relacionam com o posto estudado, caso os locais de circulação sejam modificados.
variações semanais: é preciso estudar pelo menos um dia de pouco movimento e um dia de muito movimento.
Sobre a observação participante (Wisner, 1987), estão corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
É um tipo de técnica de análise ergonômica em que o pesquisador passa a trabalhar como operário, com o objetivo de compreender melhor a situação estudada.
É um tipo de técnica de análise ergonômica em que o pesquisador passa a acompanhar o trabalhador em suas atividades para que o mesmo coopere com a pesquisa através de seus relatos.
Podem ser úteis para se compreenderem as estratégias e a complexidade das relações sociais dentro do contexto de trabalho diagnosticado.
Podem colaborar com o entendimento do vocabulário utilizado na situação de trabalho estudada, como forma de melhorar a qualidade das descrições das tarefas.
Sobre a imagem operatória (Wisner, 1987), estão corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
É a imagem funcional que cada trabalhador tem do dispositivo sobre o qual trabalha.
É a imagem funcional que o ergonomista deve ter do dispositivo sobre o qual o operador trabalha.
Deve ser comparada com o diagrama prescrito pelo "escritório de métodos", para identificar fatores inconvenientes presentes no trabalho.
É importante ser reconhecida para que se possa entender, por exemplo, a ocorrência de incidentes na situação de trabalho.
A cervicobraquialgia caracteriza-se pelas características citadas abaixo, EXCETO:
É consequência de um processo de compressão das raízes nervosas na emergência do forame de conjugação, traduzindo inflamação ou irritação de uma ou mais raízes do plexo braquial ao nível de C5, C6, C7, e mesmo C8.
Pode apresentar causas mecânico-degenerativas, tais, como a protusão do disco intervertebral ou a degeneração dos ligamentos amarelo e longitudinal posterior.
É conseqüência de um processo de compressão das raízes nervosas na emergência do forame de conjugação, traduzindo inflamação ou irritação de uma ou mais raízes do plexo braquial ao nível de C1, C2, C3, e mesmo C4.
Também conhecida como neuralgia cervicobraquial, síndrome radicular de compressão cervical, radiculalgia cervicobraquial.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}