Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irreversível dos brônquios causada pelas alterações destrutivas e inflamatórias das paredes das vias aéreas. Sobre tal enfermidade, analise as proposições a seguir:

( ) Com a obliteração sustentada das vias aéreas laterais, em virtude dos surtos de infecção, a pressão inspiratória se redistribui, atuando principalmente sobre as paredes das pequenas vias brônquicas, não ocluídas, que se dilatam.

( ) A perpetuação do processo inflamatório, em parte mediado por citocinas, com liberação de produtos derivados especialmente de neutrófilos, somada à reparação e fibrose, leva as manifestações clínicas comuns a doença.

( ) As alterações presentes na parede do brônquio favorecem a destruição dos cílios do epitélio e a deficiência dos mecanismos de defesa, aumentando o risco de infecções.

( ) Em vigência do processo infeccioso, assim como da dilatação dos vasos do epitélio, é comum o aparecimento de hemoptises.

( ) A assistência fisioterapêutica é de fundamental importância, principalmente no que concerne a desobstrução brônquica.

A sequência correta é:

O pico de fluxo expiratório (PFE) é o fluxo máximo alcançado durante uma expiração realizada com força máxima e iniciando de um nível máximo de insuflação pulmonar, considerado como índice indireto do calibre das vias aéreas. Nesse contexto, avalie as afirmativas abaixo:

I – O PFE é determinado pelo volume pulmonar, pelas propriedades elásticas do pulmão e pela força e coordenação da musculatura expiratória.

II – Das situações patológicas que podem interferir no PFE, a mais comum é a desordem na estrutura ou função das vias aéreas intratorácicas, que promove diminuição da resistência ao fluxo aéreo.

III – A pressão expiratória máxima reduzida contribui para redução do PFE.

IV – A medida do PFE é de grande valor na identificação e na monitorização do progresso da limitação ao fluxo aéreo.

V – Condições que limitam a expansão pulmonar ou que afetam a integridade do sistema neural podem diminuir o pico de fluxo expiratório.

Estão corretas:

I – O uso de pressão positiva intermitente (RPPI), no paciente com tuberculose, tem por objetivo a reexpansão pulmonar em regiões que apresentem atelectasias ou hipoventilação, a fim de recrutar alvéolos e melhorar a troca gasosa e a oxigenação.

PORÉM

II – Deve-se ter cautela na sua utilização, na presença de cavernas ou cavitações nas regiões superficiais dos pulmões, pelo risco de causar barotraumas, pneumotórax e, até mesmo, hemoptises.

A respeito das proposições acima, marque a alternativa correta:

#Questão 494294 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Saúde Coletiva: Fisioterapia)

Com relação à ventilação mecânica não invasiva (VNI), julgue os itens a seguir. Após extubação orotraqueal, deve-se recomendar o uso de VNI, a fim de se prevenir novo quadro de insuficiência respiratória.

#Questão 494301 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Saúde Coletiva: Fisioterapia)

Com relação à ventilação mecânica não invasiva (VNI), julgue os itens a seguir. Em cirurgias esofágicas, é contraindicado o uso de VNI para o tratamento de insuficiência respiratória.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis