Questões sobre Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

Sobre os posicionamentos terapêuticos no recém-nascido, analise as assertivas a seguir.


I - A posição supina apresenta como vantagens o bom posicionamento da cabeça, contudo favorece os movimentos de abdução e rotação lateral das extremidades.

II - A postura flexora é favorecia na posição prona, além de promover estabilidade direta na parede anterior do tórax.

III - A posição de decúbito lateral esquerda favorece o esvaziamento gástrico e desenvolve o sistema de auto-organização e simetria.


Podemos, portanto, afirmar que:

A fisioterapia pediátrica é uma especialidade da fisioterapia que trata de recém-nascidos e crianças até o período da puberdade. Ela atua no tratamento de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, nascimento prematuro ou alterações genéticas. Entre os principais problemas que necessitam do trabalho de um fisioterapeuta pediátrico, estão:
I. Paralisia cerebral. II. Espinha bífida. III. Distrofia Muscular de Duchenne. IV. Síndrome de Down. V. Doenças respiratórias.
Estão CORRETAS:

O fisioterapeuta especialista em cardiorrespiratória, neonatologia ou intensivista é capacitado para:

I. Facilitar e melhorar a ventilação alveolar do prematuro, a partir da avaliação do estado geral do recém-nascido, das análises dos parâmetros ventilatórios e exames complementares (raio-X de tórax e gasometria arterial).

II. Planejar e atuar com técnicas que promovam a reexpansão das unidades alveolares previamente fechadas, a fim de minimizar o tempo de ventilação mecânica e de internação na UTIN, além da morbidade associada a estes fatores, averiguando sempre o risco-benefício do tempo de manipulação.

III. Através da fisioterapia, promover a diminuição dos sinais do desconforto respiratório e suas complicações, através da drenagem das secreções dos pulmões e a melhora da ventilação, prevenindo e revertendo atelectasias, hipóxia, hipercapnia, com manutenção da permeabilidade do sistema cardiorrespiratório.

IV. Aperfeiçoar a função respiratória através da manutenção das vias aéreas permeáveis, favorecendo as trocas gasosas e uma adequada relação ventilação-perfusão.

Estão CORRETAS:

A encefalopatia crônica da infância (ECI) acomete o indivíduo em franco desenvolvimento maturacional do sistema nervoso central (SNC). No momento em que se identificam falhas no desempenho motor da criança, a intervenção imediata é necessária. Assinale a afirmativa que descreve os principais “sinais de alerta” que, em uma avaliação sensório-motora de uma criança com 6 meses de idade cronológica, podem indicar lesão do SNC.

Julgue os itens seguintes, relativos à radiologia em neonatologia. O hemidiafragma direito é mais alto que o esquerdo em lactentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis