Questões sobre Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)

O ciclo da marcha consiste no intervalo de tempo ou na sequência de movimentos que ocorrem entre dois contatos iniciais consecutivos do mesmo pé. Para cada pé, apresenta duas fases: a fase de apoio, que representa 60 a 65% do ciclo, e a fase de balanço, que constitui 35 a 40% do ciclo. Sobre a avaliação do ciclo da marcha, analise as assertivas e assinale a correta:
I. A subfase de apoio médio consiste no suporte do peso do corpo em um único membro inferior. É importante lembrar que o membro deve ser capaz de suportar a carga do peso do corpo. Além disso, é preciso que haja estabilidade lateral do quadril para a manutenção do equilíbrio e que a tíbia do membro inferior de apoio avance sobre o pé imóvel.
II. No apoio terminal, a flexão plantar determina o deslocamento anterior do peso sobre o pé, aumentando, progressivamente, a descarga do peso sobre o hálux. Ao mesmo tempo, o antepé passa da posição de eversão para a de inversão. A contração excêntrica do gastrocnêmio é a responsável pela plantiflexão e pela flexão do joelho.
III. O balanço terminal tem a função de desacelerar o membro inferior, preparando-o para a transferência de peso. Nessa subfase, na marcha sem alterações, é necessário que o músculo quadríceps controle a extensão do joelho e os isquiotibiais controlem a flexão do quadril.
De acordo com as assertivas acima, as fases da marcha estão descritas corretamente nas assertivas: 

A marcha envolve a ação direta de grupos musculares do tornozelo, do pé, do joelho e do quadril. Após a lesão do neurônio motor superior, a fraqueza muscular reflete-se na dificuldade de gerar força e sustentá-la. Isso ocorre pela perda da ativação das unidades motoras, pelas mudanças na ordem de recrutamento e na frequência de disparo. Leia atentamente as assertivas e assinale aquela que descreve as alterações na marcha humana.

A insuficiência venosa crônica é uma desordem comum associada, em estágios tardios, com uma grave complicação, que é a úlcera venosa, a qual gera graves problemas socioeconômicos, piorando a qualidade de vida do paciente. O diagnóstico é baseado na história pregressa, exame físico e em exames complementares, sendo considerado padrão-ouro:

As quedas entre idosos é uma preocupação constante para os profissionais da saúde que lidam com essa população. Embora saibamos que o risco de queda é multifatorial, os estudos têm apontado que mais de 50% do risco de queda em idosos se relaciona com:

A marcha normal pode ser definida como sendo o conjunto de movimentos rítmicos e alternados do tronco e extremidades, visando à locomoção do corpo (ou do seu centro de gravidade) para a frente.
(HEBERT, Sizínio & XAVIER, Renato. Ortopedia e Traumatologia - princípios e Prática. Editora ARTMERD. Porto Alegre. Cap. 5. Marcha Normal. p.46/7.)
Sobre o contexto enunciado, marque a alternativa INCORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis