Questões de Fisioterapia do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2015

#Questão 494292 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Modalidade: Multiprofissional em Atenção Oncológica

Uma paciente com trinta e oito anos de idade, 167 cm de altura e 74 kg de peso, sem história de doença pulmonar ou cardíaca, foi admitida no pronto-socorro de um hospital regional, com diagnóstico de miastenia grave. Na consulta, ela relatou cefaleia matinal, fraqueza muscular generalizada e fragmentação do sono, com roncos e engasgos intermitentes. Na ocasião da admissão, apresentou dispneia, frequência respiratória de 36 irpm, frequência cardíaca de 110 bpm, pressão arterial de 140 mmHg × 95 mmHg. No hospital, foram obtidos os seguintes exames.

Considerando esse quadro clínico e conceitos de fisiologia e fisiopatologia respiratória a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

A paciente do referido caso clínico não apresenta autonomia funcional para tosse efetiva e independente.

#Questão 569870 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, SES/DF, Fisioterapeuta (MULTIPROFISSIONAL (2))

No que diz respeito à ventilação mecânica, julgue os próximos itens. Se o ventilador mecânico controla a pressão de admissão, então a onda da pressão permanecerá constante com alterações da impedância do sistema respiratório, ao passo que o volume e o fluxo aéreo variarão.

#Questão 569871 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, SES/DF, Fisioterapeuta (MULTIPROFISSIONAL (2))

Uma paciente de setenta e seis anos de idade, portadora de DPOC e de neoplasia pulmonar, deu entrada no pronto-socorro de um hospital queixando-se de tosse e dispneia intensa desde 4/12/2014. Ela apresentou piora do quadro, sendo necessária a intubação orotraqueal (IOT) em 8/12/2014. Quinze dias depois da IOT, foi necessária a realização de traqueostomia, pois a paciente não tinha condições clínicas para a evolução do desmame ventilatório. Ela permanece internada na UTI com ventilação mecânica no modo assistido-controlado por ventilação mandatória contínua por pressão controlada (A/C - PCV), FiO2 = 50%; PEEP = 8 cmH2O; pressão inspiratória = 25 cmH2O; gasometria arterial (pH = 7,26; PaCO2 = 58 mmHg; PaO2 = 68 mmHg; HCO3 = 31 mmol/L; BE = 5 mmol/L e SpO2 = 92%) e mecânica ventilatória (Cest = 88 mL/cmH2O; Pplatô = 26 cmH2O e RAW = 18 cmH2O/L/s).

Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.

A gasometria arterial, no caso clínico em questão, tem como laudo uma acidose respiratória compensada com hipoxemia.

#Questão 569872 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, SES/DF, Fisioterapeuta (MULTIPROFISSIONAL (2))

Com relação ao tratamento de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos, julgue os itens que se seguem. A hipoxemia é um dos mais importantes fatores prognósticos para a exacerbação da hipertensão intracraniana. Nesse caso, pode ser necessário o uso de PEEP mais elevada, porém deve-se manter a monitorização da pressão intracraniana para que ela não se eleve acima de 20 mmHg.

#Questão 569873 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, SES/DF, Fisioterapeuta (MULTIPROFISSIONAL

Um jogador de futebol de vinte e oito anos de idade foi encaminhado a um hospital relatando que, na partida de futebol, durante uma arrancada para alcançar a bola, ouvira um forte estalido e a sensação de ter sido atingido na região posterior da perna. Na avaliação, o paciente apresentava limitação da flexão plantar do membro acometido, apesar de ainda ser possível realizá-la ativamente. Ao final do exame, o paciente foi diagnosticado com ruptura do tendão calcâneo e teve sua cirurgia de reparação do tendão agendada.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.

O teste especial mais recomendado para ser utilizado é o de Thompson que apresenta sensibilidade e especificidade acima de 90% para o diagnóstico dessa lesão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis