Questões de Fisioterapia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2014

Sobre os cuidados de uma cicatriz proveniente de queimaduras, analise as afirmativas a seguir:

1. Em geral, quando as feridas cicatrizam em menos de 10 a 14 dias, não é necessária a utilização da compressão sob a cicatriz.

2. Curativos ou vestes com pressão constante além de 25 mmHg diminuirão a vascularidade, os mucopolissacarídeos, a deposição de colágeno, e o edema localizado.

3. As cicatrizes devem ser massageadas de modo lento e leve, por cinco a dez minutos, três a seis vezes ao dia.

4. No uso das malhas compressivas, em superfícies côncavas não é indicado o uso de dispositivos auxiliares de compressão, pois eles podem macerar a área da cicatriz.

5. A pressão mostra-se necessária até a maturação completa da cicatriz, podendo chegar a mais de dois anos, quando essa estiver pálida, plana e macia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Quanto à avaliação da articulação temporomandibular (ATM), analise as afirmativas a seguir:

1. Sob condições normais a relação linha média entre os incisivos superior e inferior pode permanecer alterada nas posições fechadas e abertas.

2. O fisioterapeuta pode apalpar os côndilos da mandíbula durante a abertura e o fechamento da boca para determinar o movimento conjunto dos mesmos.

3. No movimento de retrusão da mandíbula, a retração normal é de 3 a 4 mm e a dor na amplitude final indica lesão intracapsular.

4. A posição de repouso da ATM ocorre quando a língua está contra o palato da boca e os dentes não estão em contato.

5. A amplitude de movimento máxima para a abertura da boca é de cerca de 65mm, medida entre o maxilar e os incisivos mandibulares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A respeito da inervação e das compressões nervosas na região do ombro, analise as afirmativas a seguir:

1. A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se apenas às estruturas nervosas do plexo braquial entre pescoço e axila.

2. A lesão na incisura supraescapular por compressão do nervo supraescapular afeta os músculos supraespinhal e infraespinhal, imitando patologia do manguito rotador.

3. As lesões de nervo axilar são comuns por luxação anterior do ombro e os pacientes apresentam atrofia profunda do deltoide e parestesia da área lateral do braço.

4. O nervo músculocutâneo penetra o músculo coracobraquial, passando por entre bíceps e braquial, inervando-os e promovendo a inervação sensitiva ao antebraço medial.

5. O nervo axilar que se origina a partir dos níveis de C5-C6 das raízes nervosas corre através da corda posterior do plexo braquial, inervando os músculos deltoide e redondo menor.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Existem dois tipos de tecido ósseo. Nas fraturas, a lesão é primariamente recoberta por um tecido fibrocartilaginoso. Em algumas semanas forma-se uma “cicatriz”, que consiste no depósito de osso primário. Nos meses subsequentes, este calo é reestruturado, osso secundário, adotando a forma original de osso. Durante o processo de cicatrização da lesão, pode ocorrer a formação de uma “falsa” articulação. Osso primário, osso secundário e falsa articulação correspondem, respectivamente, a:

A musculatura estriada esquelética pode ser classificada, de acordo com a função e a histologia, em musculatura vermelha e branca ou tipo 1 e tipo 2. De acordo com a quantidade de mitocôndrias, o metabolismo e a tendência a ocorrer quando não utilizada, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis