Questões de Fisioterapia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2012

Sobre radiculopatias, analise.

I. As hérnias de disco ocorrem principalmente na região póstero-lateral da coluna vertebral, principalmente na coluna lombossacral, pela fragilidade do ligamento posterior. Posteriormente ao canal espinhal, localiza-se o ligamento amarelo.

II. Na medula cervical, as raízes deixam o forâmen vertebral acima da respectiva vértebra. Assim, a raiz C7 sai entre as vértebras C6 e C7. A única exceção é a raiz C8 que sai acima da vértebra T1. Isto ocorre porque existem 8 pares de raízes cervicais e apenas 7 vértebras cervicais.

III. A raiz L5 emerge da medula ao nível da vértebra L3, percorre um trajeto descendente passando pelas vértebras L3, L4 e L5, até deixar o canal espinhal pelo forâmen intervertebral L5-S1. Isto é importante em medicina eletrodiagnóstica, pois uma mesma raiz (L5) pode ser comprimida por herniações discais centrais de L2-L3 e L3- L4, herniações póstero-laterais entre L4-L5 (causa mais comum) e herniações laterais entre L5-S1.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A medida de pressão e a retirada de líquor para exames e diagnósticos se faz na cavidade da medula denominada espaço

Os programas de atendimento domiciliar em gerontologia preocupam-se cada vez mais em maximizar a autonomia e independência dos idosos, uma vez que sua qualidade de vida é afetada diretamente pela perda da capacidade funcional. O teste usado para avaliar a capacidade funcional relacionada com as atividades de vida diária de um idoso, antes de iniciar o programa de fisioterapia domiciliar é

Sobre o assunto abordado, analise.

I. Acredita-se que a lesão do LCA produz perda da propriocepção, deteriorando a capacidade dos indivíduos de detectar alterações estáticas ou dinâmicas no joelho. Essa perda tem sido também associada a mudanças no tempo de latência dos músculos nas respostas reflexas, na ordem e no padrão de atividade eletromiográfica (EMG) durante movimentos voluntários.

II. Funcionalmente, podem ser identificados dois grupos de indivíduos com lesão no LCA. O primeiro apresenta sintomas clínicos como edema, dor e falseios durante movimentos do joelho e dificuldade em realizar algumas atividades da vida diária. Para os indivíduos deste grupo, frequentemente é recomendado o tratamento conservador com fisioterapia diariamente.

III. Acredita-se que a falta de informações proprioceptivas originadas no LCA provoca a inibição reflexa do quadríceps, diminuindo a massa dessa musculatura, fato que também é observado clinicamente. Essa inibição também diminuiria a capacidade do quadríceps de gerar torque extensor, que provocaria anteriorização excessiva da tíbia.

IV. Outro fator associado à falta de informações proprioceptivas do LCA é a facilitação da ativação dos isquiotibiais, o que promoveria o fortalecimento dessa musculatura.

V. De acordo com as afirmativas III e IV, o objetivo dessas duas respostas seria minimizar a geração de uma força de translação na articulação do joelho, que provocasse a anteriorização da tíbia. Assim, com a lesão do LCA, o fortalecimento dos isquiotibiais e a atrofia reflexa do quadríceps seriam uma resposta adaptativa para substituir a ação estabilizadora do LCA.

Estão corretas apenas as afirmativas

São considerados efeitos benéficos relacionados ao uso do CPAP, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis