Questões de Física do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Física do ano 2022

#Questão 1017397 - Física, Eletricidade, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico de Laboratório - Física - Edital nº 70

Buscando modernizar a sua cozinha e otimizar o tempo de preparo dos alimentos, Marina decide comprar eletrodomésticos novos. Como gosta de organizar seus gastos numa planilha de controle, ela decide calcular o aumento da sua conta de energia, com a utilização dos novos aparelhos. A tabela a seguir apresenta a potência elétrica, bem como o tempo médio de uso diário, para cada aparelho.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando que o preço do kWh da concessionária de energia elétrica é R$ 0,90, qual será o aumento do custo mensal (30 dias) na conta da Marina? 

#Questão 1017398 - Física, Cinemática, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico de Laboratório - Física - Edital nº 70

Em certos países, as velocidades autorizadas levam em consideração as condições meteorológicas. Por exemplo, em rodovias com limite de 90 km/h em tempo seco, esse limite é reduzido para 80 km/h em tempo chuvoso. Não é o caso do Brasil, mas no manual de Direção Defensiva, publicado em maio de 2005, pelo DENATRAN, pode-se ler o seguinte:

“É bom ficar alerta desde o início da chuva, quando a pista, geralmente, fica mais escorregadia, devido à presença de óleo, areia ou impurezas. E tomar ainda mais cuidado, no caso de chuvas intensas, quando a visibilidade é ainda mais reduzida e a pista é recoberta por uma lâmina de água podendo aparecer muito mais poças. Nesta situação, redobre sua atenção, acione a luz baixa do farol, aumente a distância do veículo à sua frente e reduza a velocidade até sentir conforto e segurança. Evite pisar no freio de maneira brusca, para não travar as rodas e não deixar o veículo derrapar pela perda de aderência.”
Disponível em: http://vias-seguras.com/layout/set/print/educacao/programas_escolares_de_educacao_para_o_transito/aulas_de_ educacao_no_transito/aula_09_velocidade_e_distancia_de_parada. Acesso em: 24 maio 2022. (adaptado).

Um veículo a 90 km/h (25m/s) trafegando numa pista seca, por exemplo, percorre uma distância de 70 m até parar, como pode ser visto na figura a seguir, ao passo que, numa pista molhada, essa distância aumenta de forma significativa.

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2013/02/367699-direcao-defensiva--saiba-como-a-velocidade-influi-na-frenagemdo-veiculo.html.. Acesso em: 24 maio 2022 (adaptado).

Considerando que esse veículo trafegue numa pista molhada, com a mesma velocidade inicial e mantendo o mesmo tempo de reação da pista seca, qual será a distância total de parada, aproximadamente, em metros, sabendo que a desaceleração imposta ao veículo foi constante e igual a 3,5 m/s2?

#Questão 1017399 - Física, Cinemática, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico de Laboratório - Física - Edital nº 70

Os simuladores são facilitadores no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que promovem mais interação, deixando as aulas mais dinâmicas. Baseando-se nessa ideia, um professor de Física deixa uma atividade para seus alunos sobre lançamento horizontal de projétil para ser realizada no simulador PHET Interactive Simulations. O objetivo da atividade é que uma esfera de massa 1 kg seja lançada horizontalmente, a 3,2 metros de altura, e atinja o alvo localizado no chão a 12 metros da base de lançamento, como mostra a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
Montagem realizada no simulador. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/projectile-motion. Acesso em: 24 maio 2022.

Considerando g = 10 m/s² e desprezando todas as formas de atrito para que a esfera acerte o alvo, qual deve ser o valor da velocidade inicial de lançamento, em m/s? 

#Questão 1017400 - Física, Dinâmica, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico de Laboratório - Física - Edital nº 70

Roldana ou polia é uma máquina simples que auxilia o homem na realização de suas tarefas. Há relatos históricos que as primeiras roldanas foram utilizadas por Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.) para deslocar um navio. De acordo com o objetivo, ela pode ser usada de forma móvel, fixa e até mesmo acoplada a outras, num formato de associação desses dois tipos.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/polias/. Acesso em: 9 jun. 2022 (adaptado).

Leia a tirinha a seguir, que apresenta um humor relacionando a espada de Excalibur ao uso de associação de roldanas.

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://www.humorcomciencia.com/tirinhas/. Acesso em: 9 jun. 2022.

Se a força aplicada na corda, pelo concorrente de Arthur, foi de 400 N, qual foi o valor da força exercida na espada Excalibur, em newtons, que a fez ser retirada da pedra?

#Questão 1017401 - Física, Cinemática, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico de Laboratório - Física - Edital nº 70

Na estrutura da motocicleta há um sistema de transmissão de movimento circular que conecta o eixo da caixa de marcha com a roda traseira. O eixo é conectado numa peça chamada pinhão que, ao girar, transmite seu movimento para uma corrente (ou correia) até a coroa, que está presa na roda traseira. Como pode ser observado na imagem o raio da coroa RC é maior do que o do pinhão RP.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando que Vp e fp correspondem à velocidade linear e frequência de rotação, de um ponto na extremidade do pinhão, e VC e fC para um ponto na extremidade da coroa, qual é a relação entre tais grandezas durante a transmissão do movimento?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis