Questões de Física do ano 2008

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Listagem de Questões de Física do ano 2008

#Questão 485094 - Física, Geral, CESGRANRIO, 2008, ANP, Técnico em Regulação do Petróleo e Derivados

Um atuador hidráulico de dupla ação e haste simples, com uma instalação que permite que ele pare em qualquer posição do seu curso, tem em seu comando uma válvula direcional com

#Questão 485203 - Física, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, Petrobras, Técnico de Inspeção de Equipamentos Júnior

A figura acima ilustra o funcionamento de um tipo de sistema de freios muito comum em caminhões. Nesse sistema, um compressor, acionado pelo motor do caminhão, comprime ar para dentro de um reservatório e, de lá, o ar é distribuído para um ou mais reservatórios auxiliares. No acionamento do pedal do freio, uma válvula de controle, controlada pela posição do pedal, transmite ar sob pressão a uma (ou mais) válvula(s) de acionamento. Esta(s), por sua vez, libera(m) grande volume de ar, com pressão controlada, aos pistões, que pressionam as lonas de freio nas rodas do caminhão. Acerca dos princípios físicos envolvidos nesse sistema de freios, julgue os itens a seguir.

Segundo a 3.ª Lei de Newton e de acordo com os princípios da hidrostática, é correto afirmar que a pressão exercida pelos pistões sobre as lonas de freio é igual à pressão exercida pelo motorista do caminhão sobre a válvula de controle ligada ao pedal do freio.

#Questão 485205 - Física, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, Petrobras, Técnico de Inspeção de Equipamentos Júnior

A figura acima ilustra o funcionamento de um tipo de sistema de freios muito comum em caminhões. Nesse sistema, um compressor, acionado pelo motor do caminhão, comprime ar para dentro de um reservatório e, de lá, o ar é distribuído para um ou mais reservatórios auxiliares. No acionamento do pedal do freio, uma válvula de controle, controlada pela posição do pedal, transmite ar sob pressão a uma (ou mais) válvula(s) de acionamento. Esta(s), por sua vez, libera(m) grande volume de ar, com pressão controlada, aos pistões, que pressionam as lonas de freio nas rodas do caminhão. Acerca dos princípios físicos envolvidos nesse sistema de freios, julgue os itens a seguir.

Durante uma frenagem, o centro de massa do caminhão desloca-se para a parte da frente do veículo, motivo pelo qual as rodas dianteiras recebem mais peso que as rodas traseiras

#Questão 485207 - Física, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, Petrobras, Técnico de Inspeção de Equipamentos Júnior

A figura acima ilustra o funcionamento de um tipo de sistema de freios muito comum em caminhões. Nesse sistema, um compressor, acionado pelo motor do caminhão, comprime ar para dentro de um reservatório e, de lá, o ar é distribuído para um ou mais reservatórios auxiliares. No acionamento do pedal do freio, uma válvula de controle, controlada pela posição do pedal, transmite ar sob pressão a uma (ou mais) válvula(s) de acionamento. Esta(s), por sua vez, libera(m) grande volume de ar, com pressão controlada, aos pistões, que pressionam as lonas de freio nas rodas do caminhão. Acerca dos princípios físicos envolvidos nesse sistema de freios, julgue os itens a seguir.

No acionamento dos freios, a força de atrito do pneu com o solo exerce um torque sobre a roda do caminhão em relação ao seu eixo e, portanto, quanto maior o diâmetro da roda, maior o torque aplicado.

#Questão 485209 - Física, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, Petrobras, Técnico de Inspeção de Equipamentos Júnior

Uma importante técnica de inspeção de equipamentos, conhecida como termometria, consiste em medir a temperatura de dispositivos para detectar possível funcionamento inadequado. A termografia é particularmente útil nessa técnica, pois não requer contato físico e permite a localização rápida de dispositivos defeituosos. A termografia é embasada no fato de a quantidade de energia irradiada por um objeto ser proporcional a , em que T é a temperatura 4 absoluta do objeto. Essa forte dependência da temperatura faz com que, por exemplo, a quantidade de energia irradiada por um objeto a 70 ºC seja 44% maior que a do mesmo objeto a 40 ºC. Assim, é possível determinar a temperatura em cada ponto de um ambiente mapeando-se a intensidade da radiação emitida pelos elementos que o compõem. A maioria dos sensores termográficos detecta radiações térmicas com comprimentos de onda na faixa de 1 a 14 . A figura a seguir ilustra uma imagem termográfica de um painel elétrico em que se pode notar, pela escala apresentada, a alta temperatura em que se encontra um dos quatro fusíveis mostrados e a sua linha de alimentação de energia associada.

A respeito das informações acima e considerando a velocidade da luz igual a 3 × m/s, julgue os itens de 69 a 77.

Considerando que as linhas I, II, III e IV indicadas alimentem 4 sistemas iguais, supostamente sem falhas de funcionamento, então é provável que a linha II apresente, no trecho mostrado, maior resistência elétrica que as outras linhas, pois é a que mostra maior dissipação de energia por efeito Joule.

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