Listagem de Questões sobre Geral
Acerca das relações custo versus volume versus lucro, dos sistemas de custeamento, de orçamento e demais aspectos relacionados à administração de custos, julgue os itens subseqüentes.
Denomina-se centro de lucro qualquer segmento do negócio cujo gerente tenha controle total sobre o custo, a receita e sobre os recursos para investimento. Esses gerentes são freqüentemente avaliados por meio de medidas de retorno sobre o investimento ou sobre o lucro residual.
Custos indiretos são os que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos. Não podem ser associados diretamente a nenhum produto específico, mas são alocados aos produtos por intermédio de parâmetros denominados base ou critério de rateio.
Custos fixos são aqueles cujos valores são os mesmos, independentemente do volume de produção da empresa e do decorrer do tempo.
O custeio por responsabilidade pressupõe a separação dos custos incorridos pelos diferentes níveis de responsabilidade. Os custos são divididos, dentro do sistema, não em função de produtos, mas de departamentos e, dentro destes, são divididos em controláveis e não-controláveis pelo chefe. Custos controláveis são aqueles que estão diretamente sob responsabilidade e controle de determinada pessoa cujo desempenho se quer analisar e controlar.
A Empresa de Calçados São Jorge S.A. não solicitará, embora esteja em situação econômica e financeira carente e suas vendas são praticamente realizadas a prazo, empréstimo para Capital de Giro ao Banco Baronesa S.A. Seu presidente faz comentários:
( I ) Somos uma empresa recém-constituída (dois anos).
( II ) O nosso Índice de Liquidez Corrente é de 0,76.
( III ) Não temos Duplicatas a Receber para garantir o empréstimo necessitado.
De acordo com os comentários, acima, e segundo os critérios utilizados pelas instituições financeiras para concessão de crédito, uma das alternativas tem justificativas corretas. Assinale-a.
As justificativas I e III não são empecilhos para obter empréstimo, pois os estoques são capazes de saldar os compromissos com folga e o período de existência da empresa é meramente circunstancial.
As justificativas I, II e III são verdadeiras. O presidente está certo em não solicitar o empréstimo.
As justificativas I, II e III não são depreciativas para a empresa. O presidente deveria solicitar o empréstimo.
A justificativa I é um obstáculo real para se obter empréstimo. Todavia, as justificativas II e III não são obstáculos. O presidente poderia tentar solicitação de empréstimo.
A justificativa I não é empecilho para obter empréstimo. As justificativas II e III são verdadeiros empecilhos. O presidente está certo, não deve solicitar o empréstimo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}