Listagem de Questões sobre Geral
Julgue os itens seguintes acerca de finanças.
São objetivos das operações de securitização: diminuir o custo de capital; ajustar fluxos de caixa das empresas financiadas ao tempo de espera requerida pelos investidores; administrar a redução e diluição de riscos entre os agentes econômicos; e gerenciar a redução de custos de transação, ajustados a menores níveis esperados de risco.
Considerando que os riscos financeiros podem ser divididos em risco de mercado, risco de liquidez, risco legal, risco operacional e risco de crédito, é correto afirmar que o risco de crédito é aquele que diz respeito à falta de recurso financeiro imediato para saldar determinada obrigação.
Uma empresa resgatou parte dos recursos que mantinha em um fundo de investimentos do Banco do Brasil (BB) para investir em um novo projeto de expansão de suas unidades comerciais.
Nesse caso, do ponto de vista do projeto que se pretende iniciar, a remuneração média do fundo de investimentos é denominada
isoquanta.
taxa interna de retorno.
efeito substituição e renda.
custo de oportunidade.
retorno marginal de investimentos.
Acerca dos conceitos de finanças, assinale a opção correta.
Os regimes de capitalização simples e composta devem produzir o mesmo valor de juros quando aplicados sobre o mesmo valor presente, durante qualquer período de tempo.
Duas taxas de juros são consideradas equivalentes quando, atuando sobre o mesmo valor presente e durante o mesmo prazo, produzem o mesmo valor futuro.
Uma taxa de juros de 12% ao ano, aplicada sobre um valor presente com capitalização mensal, é denominada taxa efetiva.
O desconto bancário é um caso particular de desconto comercial, porque, em seu cálculo, todos os meses têm exatamente 30 dias.
No desconto racional, aplica-se a taxa de desconto sobre o valor futuro do título, para se obter o valor presente.
Considerando o texto acima e o estudo das finanças públicas sobre o federalismo fiscal, assinale a opção correta.
As contribuições sociais, que são tributos arrecadados de forma exclusiva pelos estados e pelo DF, geram desequilíbrio fiscal, pois a competência da execução das políticas da seguridade social é privativa da União.
imposto cobrado exclusivamente pela União decorre do exercício regular do poder de polícia ou da utilização efetiva de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
O empréstimo compulsório pode ser instituído pelos municípios para atender as suas despesas extraordinárias, decorrentes de calamidades públicas, especialmente aquelas relacionadas aos fenômenos da natureza.
A descentralização do poder político no Brasil foi viabilizada por meio da repartição de receitas tributárias, que assegurou o repasse da União para os estados e municípios de mais de metade da arrecadação do imposto de renda e do imposto sobre as operações financeiras.
A CF reconheceu os municípios como membros da Federação na mesma condição de igualdade no que diz respeito a direitos e deveres ditados pelo regime federativo. Com isso, do ponto de vista do federalismo fiscal, ocorreu a instituição de transferências compensatórias federais semelhantes às que beneficiam os estados.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}