Listagem de Questões de Finanças
Acerca das relações custo versus volume versus lucro, dos sistemas de custeamento, de orçamento e demais aspectos relacionados à administração de custos, julgue os itens subseqüentes.
O custeio por absorção é o único aceito pela auditoria externa e pelo imposto de renda, porque atende aos princípios da realização da receita, da competência e da confrontação.
Custos e despesas têm o mesmo tratamento no custeio por absorção, também chamado de custeio pleno, que consiste na apropriação de todos os gastos — sejam eles fabris ou não, fixos ou variáveis — à produção do período.
O orçamento participativo é aquele elaborado com a cooperação e a participação plena dos gerentes, em todos os níveis. Suas principais vantagens estão relacionadas à valorização e ao reconhecimento de todos os níveis da organização, bem como à elaboração de previsões mais consistentes, precisas e confiáveis. Sua principal desvantagem é a extrema dificuldade de controle e responsabilização por eventuais desvios ou erros. Como sua elaboração é compartilhada, é quase impossível atribuir responsabilidades e cobrar resultados.
Com fulcro nos ensinamentos dos autores de matemática financeira, de finanças e de contabilidade, julgue os itens a seguir. Para Modigliani e Miller, precursores da moderna teoria de finanças, a estrutura de capital e dividendos é irrelevante na determinação do valor da empresa.
O orçamento de caixa é a programação detalhada que mostra como os recursos financeiros serão conseguidos e utilizados durante determinado período. Sofre, assim, impactos provenientes de todos os orçamentos operacionais da organização, provocados pelas entradas e saídas de dinheiro para atender às programações constantes desses orçamentos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}