Listagem de Questões sobre Geral
Desde sempre o Iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas, completamente iluminada, a terra resplandece sob o sígno do infortúnio triunfal. O programa do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua pretensão, a de dissolver os mitos e eliminar a imaginação, por meio do saber [...] O entendimento, que venceu a superstição, deve ter voz de comando sobre a natureza desenfeitiçada [...] O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens.
A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Adorno e Horkheimer:
o desejo de dominação do homem sobre a natureza aboliu o mito e a magia e instaurou a racionalidade técnica e controladora.
o Iluminismo propiciou simultaneamente um progresso técnico e moral a partir da libertação das superstições e dos mitos.
a racionalidade moderna tende a, progressivamente, libertar os homens do medo e da dominação.
o infortúnio de nossa sociedade deve-se ao malogro do ideal iluminista de pleno desenvolvimento da razão.
somente a contínua desmistificação da natureza poderá nos livrar definitivamente da dominação do homem sobre o homem.
O conjunto das relações de produção (que corresponde ao grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais) constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de reprodução de vida material determina o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina seu ser; é seu ser social que, inversamente, determina sua consciência.
É correto afirmar que o texto acima apresenta uma visão característica:
do jusnaturalismo dos séculos XVII e XVIII.
do idealismo alemão do século XIX.
da economia política liberal.
do materialismo epicurista grego.
do materialismo histórico do século XIX.
O fim da filosofia é o esclarecimento lógico dos pensamentos. A filosofia não é uma teoria, mas uma atividade. Uma obra filosófica consiste essencialmente em elucidações. O resultado da filosofia não são proposições filosóficas, mas é tornar proposições claras. Cumpre à filosofia tornar claros e delimitar precisamente os pensamentos, antes como que turvos e indistintos.
(L. Wittgenstein)
A visão de filosofia acima expressa gerou uma corrente significativa de trabalhos cuja característica fundamental é
a fusão da filosofia com as ciências da natureza, trazendo à primeira um estatuto científico.
a ênfase em estudos voltados para as linguagens, analisando-as do ponto de vista da clareza dos conceitos e da força dos argumentos.
a separação entre as ciências e a metafísica, ficando esta última como tarefa eminentemente filosófica.
a ênfase na construção, por parte da filosofia, de sistemas éticos, já que as proposições sobre a natureza ficam ao encargo das ciências.
o abandono de qualquer pretensão de esclarecimento conceitual nos campos tradicionais da ética e da epistemologia.
Sobre condições indispensáveis para a presença de vida na Terra:
I. Distância adequada ao Sol permitindo que a água exista na forma líquida.
II. Massa suficiente para manter gravitacionalmente uma atmosfera espessa o suficiente para reter calor e não deixar a água escapar.
III. Inclinação perpendicular do eixo que passa pelos pólos em relação ao plano da órbita, o que gera uma recepção uniforme dos raios solares na face iluminada.
Todas as afirmações
Nenhuma afirmação
Somente a afirmação I
Somente as afirmações I e II
Somente as afirmações I e III
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