Questões de Filosofia do ano 2018

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Listagem de Questões de Filosofia do ano 2018

Atente para o seguinte excerto: “Os padrões teriam resultado originariamente das necessidades dos consumidores; eis porque são aceitos sem resistência. De fato, o que explica é o círculo de manipulação e da necessidade retroativa, no qual a unidade do sistema torna-se cada vez mais coesa. O que não se diz é que o terreno no qual a técnica conquista seu poder sobre a sociedade é o poder que os economicamente mais fortes exercessem sobre a sociedade. A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação. Ela é o caráter compulsivo da sociedade alienada em si mesma”. Compreendendo a arte e os objetos culturais produzidos e veiculados, como mercadorias, a partir da citação de Adorno e Horkheimer, assinale a opção que corresponde a uma estratégia que contradiz a lógica da indústria cultural sob o capitalismo afluente.

Atente para as seguintes proposições de Wittgenstein em Investigações Filosóficas:

- “Nós devemos nos ater aos objetos do nosso pensamento cotidiano e não nos perder e imaginar que temos que descrever sutilezas extremas”.

- “E nós não avançaremos em nenhum tipo de teoria. Não deve haver nada hipotético em nossas considerações”. Considerando as citações acima, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso sobre a relação entre filosofia e consciência cotidiana.

( ) Estimula a sujeição às regras dos fatos estabelecidos.

( ) Favorece a eliminação de tese dialógica.

( ) Preconiza uma linguagem que mutila o homem e a natureza.

( ) Destrói a coordenação de aporias lógicas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Conforme a obra O Contrato Social de Rousseau, a vontade geral pode ser concebida como

Pode-se compreender a violência como um ato ético? Para avaliar o problema ético da revolução, será necessário compreender a relação entre meios e fins; será necessário compreender a relação de reciprocidade entre o imperativo categórico e o hipotético. A máxima “Os fins justificam os meios” pode ser considerada coerentemente ética se

I. os meios repressivos determinarem por si, a qualidade dos fins.

II. os fins estiverem operando nos meios repressivos para atingi-los.

III. a qualidade dos fins for negligenciada pela lógica dos meios.

IV. os meios repressivos não traírem a qualidade dos fins.

Estão corretas somente as complementações contidas em

“É claramente perceptível o período de uma civilização exclusivamente técnica, que perde a conexão entre a teoria e a práxis; está ameaçada pela cisão da consciência e pela divisão dos homens em duas categorias: engenheiros sociais e hóspedes de instituições totais”.

As consequências apresentadas por Habermas quanto à persistência e à extensão do controle tecnoburocrático evidenciam que suas observações estão fundamentadas numa lógica

I. concentrada na operacionalização das políticas públicas.

II. de purificação da contradição entre aparência e essência.

III. dependente da contraposição sujeito e objeto.

IV. do ser das coisas a partir do que elas não são.

Estão corretas somente as complementações contidas em

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