Questões de Farmácia da UNIOESTE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da UNIOESTE

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, no âmbito municipal, caberá à Secretaria Municipal de Saúde ou ao organismo correspondente:
I - Utilizar, prioritariamente, a capacidade dos laboratórios oficiais para o suprimento das necessidades de medicamentos do Município. II - Investir na infraestrutura das centrais farmacêuticas e das farmácias dos serviços de saúde, visando assegurar a qualidade dos medicamentos, aquisição e o menor custo dos medicamentos. III - Associar-se a outros Municípios, por intermédio da organização de consórcios, tendo em vista a execução da assistência farmacêutica.
Assinale a alternativa CORRETA.

A RDC nº 607, de 23 de fevereiro de 2022, atualiza o anexo I (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial) da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998. Assinale a alternativa CORRETA.

Atualmente, a farmacologia é considerada uma das principais ferramentas para os profissionais de saúde, assim como para aqueles que têm o contato direto ou indireto com os medicamentos. Para melhor compreensão dessa ferramenta, alguns termos chave da farmacologia geral são importantes. Assinale a alternativa CORRETA no que se refere a esses termos.

O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. Assinale a alternativa que contemple apenas exemplos de uso irracional de medicamentos.
I - Uso de antimicrobianos para infecções não microbianas. II - Excesso de uso de injeções. III - Não aquisição do medicamento pelo paciente. IV - Prescrição baseada em diretrizes. 

De acordo com o Código de Ética Farmacêutica, Resolução n.º 711/2021, é dever de todos os inscritos em um CRF, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão farmacêutico:
I - Promover a utilização de substâncias ou a comercialização de produtos que não tenham a indicação terapêutica analisada e aprovada, bem como que não estejam descritos em literatura ou compêndio nacionais ou internacionais reconhecidos pelo órgão sanitário federal. II - Quando o afastamento ocorrer por motivo previamente agendado, como férias, congressos e cursos de aperfeiçoamento relacionados à área de atuação farmacêutica, a comunicação ao CRF deverá ocorrer com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas. III - Recusar o recebimento de medicamentos ou outros produtos para a saúde sem registro/notificação junto à Anvisa, quando aplicável, sem rastreabilidade de sua origem, sem documento fiscal ou equivalente, ou em desacordo com a legislação vigente.
Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis