Questões de Farmácia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da AMEOSC

Os excipientes têm diversas funções em uma formulação farmacêutica, sendo determinantes para garantir as características principais do produto, contribuindo para a forma física, a textura, a estabilidade, o sabor e a aparência geral.
Sobre esse tema, relacione a 1ª coluna contendo os tipos de excipientes existentes à descrição apresentada na 2ª coluna:

1ª Coluna
(A)Conservantes.
(B)Agentes tamponadores.
(C)Corantes.
(D)Aglutinantes.
(E)Edulcorantes.
2ª Coluna
(__)Adicionados à formulação para evitar que o pH se altere e, consequentemente, proporcione degradação do insumo farmacêutico ativo ou incompatibilidade com a via de administração.
(__)Utilizados para conferir cor em preparações sólidas e líquidas.
(__)Utilizados para conferir o sabor doce a uma preparação.
(__)Previne o crescimento de microrganismos em uma preparação farmacêutica.
(__)Utilizadas para promover a adesão das partículas dos pós, formando granulados destinados à compressão.

Após análise, marque a opção que contém a sequência correta da 2ª coluna: 

De acordo com a Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014 que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, as farmácias serão classificadas segundo sua natureza como: 

A etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica descrita no fragmento abaixo é a:
"Constitui o ato exclusivo do profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente mediante uma prescrição elaborada por um profissional habilitado. Nesse ato, o farmacêutico deve informar e orientar o usuário em relação ao uso adequado do medicamento".
(Fonte: GONÇALVES, Carolina P.; ROCKENBACH, Liliana; JUNQUEIRA, Shirlene C. Assistência farmacêutica. Grupo A, 2019)
Após análise, marque a opção CORRETA. 

Paciente do sexo feminino, 31 anos, natural do Rio de Janeiro, procurou atendimento ambulatorial em março/2015 no Hospital Geral da cidade com história de hipercolesterolemia desde os 16 anos, porém nunca havia tomado nenhuma medicação e fazia apenas dieta sem melhora laboratorial e atividade física regular assistida de alta intensidade 05 vezes/semana desde os 18 anos. História familiar de hipercolesterolemia (Colesterol Total > 290 mg/dL) em dois familiares de primeiro grau (mãe e irmão). Avô materno falecido de infarto agudo do miocárdio antes de 50 anos. Paciente apresentou exame laboratorial de fevereiro/2015 com resultados de lipidograma: Colesterol Total: 385 mg/dL; HDLc: 86 mg/dL; LDLc: 252 mg/dL e Triglicerídeos: 92mg/dL.
(Fonte ADAPTADA: Cunha, AFC; Ribeiro, I. Hipercolesterolemia Familiar: a Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces - International Journal of Cardiovascular Sciences. 2017;30(6)550-553)
Considerando o caso descrito, marque a opção que apresenta o mecanismo de ação das drogas de primeira escolha para o tratamento dessa paciente.

Sobre os aspectos práticos do conceito de meia-vida biológica das drogas, julgue as afirmativas abaixo como V, para verdadeira, ou F, para falsa:

(__)Após o tempo de quatro a seis meias-vidas, a droga praticamente atinge sua concentração plasmática máxima constante média (Css).
(__)Quanto mais curta a meia-vida, mais lentamente se alcança a concentração máxima constante.
(__)Quanto mais curta a meia-vida, mais flutuará a concentração plasmática entre as doses.
(__)O emprego de preparações de liberação prolongada ou retardada promovem grandes variações da concentração plasmática da droga.
(__)Quando a meia-vida é prolongada acima do valor normal, como acontece com os digitálicos e a gentamicina na presença de insuficiência renal, o tempo é maior para se alcançar a concentração plasmática máxima constante.
(__)A concentração plasmática máxima constante média de uma droga, após doses repetidas, pode ser calculada a partir do conhecimento do comportamento cinético de uma única dose.

Após análise, marque a opção que apresenta a sequência CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis