Questões de Farmácia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da AMEOSC

Com base nas potências comparativas dos corticoides inalatórios, assinale a alternativa CORRETA que possui a maior atividade tópica. 

Com base nos antimicrobianos utilizados no tratamento de infecções respiratórias, assinale a alternativa CORRETA ligada as fluoroquinolonas.

[...] Benzodiazepínicos
Os benzodiazepínicos são uma classe de medicamentos de tarja preta que têm como característica em comum diminuir a atividade do sistema nervoso central.
A assistente toxicológica e farmacêutica bioquímica do Ceatox Wellingta Crizostomo Gomes Correia explica que a droga mais frequente é o midazolam, um sedativo muito usado em exames de endoscopia ou como pré-anestésico.
"Pelas características dele no organismo, quando associado principalmente com álcool [o midazolam] já causa esse efeito que a gente chama de dissociativo. A vítima tem um comprometimento de realidade, de memória... Ele é absorvido rapidamente e é eliminado do corpo muito rápido, cerca de 15 horas depois. Muitas vezes você não vai ter a prova no organismo da pessoa caso tenha um exame toxicológico, por exemplo." [...]
(Fonte: https://noticias.r7.com/saude/conheca-as-drogas-usadas-no-golpe-boa -noite-cinderela-25112021)

De acordo com o fragmento da notícia apresentada, o midazolam é eliminado muito rápido do corpo. A principal via de excreção de fármacos é a: 

O fragmento abaixo apresenta um resumo do ciclo de replicação do HIV. Os números 1, 2, 3 e 4 indicam alvos de ação de medicamentos utilizados no tratamento dessa doença (antivirais).

"O processo de entrada do vírus HIV começa com interações de alta afinidade da glicoproteína gp120 do vírus com a superfície dos receptores CD4 das células do hospedeiro como linfócitos T e macrófagos. Esta interação ocasiona mudanças conformacionais na gp120 que promove a participação de co-receptores, principalmente CCR5 ou CXCR4. Para a entrada do HIV na célula é necessária a ligação com estes co-receptores quimiocínicos para ativar mudanças conformacionais na membrana e posterior fusão. Estes primeiros eventos ativam a glicoproteína trimérica gp41 que media a fusão (1) das membranas viral e celular. A fusão leva à injeção do capsídio do HIV à célula e posterior liberação do seu material genético e de enzimas necessárias para a replicação. Ocorre, então, a transcrição reversa (2) do RNA genômico viral (formação do DNA a partir do RNA pela ação da enzima transcriptase reversa do HIV), que culmina na formação de uma dupla hélice de DNA viral. O DNA é transportado para dentro do núcleo celular, onde sofre clivagens específicas e é integrado ao DNA da célula do hospedeiro pela ação da enzima integrase (3) . A ativação da célula hospedeira resulta na transcrição do DNA em RNA mensageiro, que é traduzido em proteínas virais. A enzima protease (4) do HIV é necessária neste passo para clivar a poliproteína viral precursora em proteínas individuais maduras. O RNA e as proteínas virais agrupam-se na superfície celular como um novo vírion e são liberados para infectar outra célula".
(Fonte: https://www.scielo.br/j/qn/a/nhLGRbxPCt3tpn3y9vPh9dq/?lang=pt)
Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre o número e a classe de antiviral:

Observe o gráfico abaixo que apresenta as formas de preparo de chás de acordo com dados informados pelos participantes de um estudo científico. Considerando as informações do gráfico e o tema de extração de princípios ativos vegetais, julgue as afirmativas abaixo:
Gráfico: Formas de uso das plantas medicinais pelos informantes das comunidades de Lagoa Grande. 
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Albergaria, Edward Teixeira de1*; Silva, Márcia Vanusa da1 ; Silva, Alexandre Gomes da. Levantamento etnobotânico de plantas medicinais em comunidades rurais localizadas na Unidade de Conservação Tatu-Bola, município de Lagoa Grande, PE - Brasil, 2019

I.A maior parte dos informantes (52,51%) utiliza o método de maceração que, por não envolver aquecimento, permite a manutenção de substâncias termolábeis.
II.45,81% dos informantes utilizam o método de infusão em que a extração ocorre pelo contato direto de materiais vegetais duros, como rizomas e raízes, com água fervente em um recipiente coberto.
III.Apenas 2% dos informantes utilizam a decocção como técnica extrativa. Nesta técnica, o material vegetal fica em contato, durante certo tempo, com um líquido extrator em ebulição, não podendo ser aplicado para substâncias termoestáveis.

Após análise, marque a opção CORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis