Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Nos últimos cinco anos, os casos de sífilis no Brasil dispararam de 1,2 mil para mais de 65 mil. A epidemia dessa doença infecciosa transmitida pela bactéria Treponema pallidum durante a relação sexual ou de mãe para filho durante a gravidez, conta com dois grandes fatores: a falta de uso do preservativo na relação sexual, e a dificuldade do tratamento, uma vez que o medicamento está em falta no mundo inteiro. Para o diagnóstico dessa doença, são utilizados dois exames principais: não-treponemico, Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) e teste de absorção de anticorpos treponêmico fluorescente (FTA-ABS). De acordo com os resultados dos exames abaixo, preencha as colunas com a interpretação correta de cada caso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Os materiais mais comumente pedidos para análise clínica são fezes, urina, sangue e expectoração. A maioria, fora o sangue, pode ser colhido em casa e permanece aos cuidados do paciente até a data de entrega para o laboratório que for analisar o material. Os exames mais pedidos são: hemograma, bioquímica do sangue, hemostasia, imunologia e os exames parasitológicos. Assinale a alternativa correta sobre o recolhimento desses materiais e suas análises:

Apesar de ser a única cura de inúmeras doenças, sabemos que o uso inadequado ou desnecessário dos antibióticos estimula bactérias mais resistentes e, incrivelmente, nenhuma nova classe de antibióticos surgiu nos últimos 20 anos. Recentemente, a Klebisiella pneumoniae carbapenemase (KPC) chamada de superbactéria, foi responsável por grandes surtos em diversos hospitais brasileiros, apresentando resistência concomitante a quase todos os agentes antimicrobianos testados e gerando altas taxas de mortalidade, particularmente entre pacientes muito debilitados, expostos a procedimentos invasivos e com tempo de hospitalização prolongado. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A existência de surtos somente ocorre pela falha na identificação fenotípica da KPC e de outros membros da família Enterobacteriaceae.

II. A mutação genética, que confere resistência a múltiplos antibióticos (aos carbapenêmicos, especialmente) está diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos. A detecção desse gene mutante (bla KPC) somente é possível por técnicas de biologia molecular a partir de colônias bacterianas, um exame rápido (5-6 horas), porém exige equipamentos e conhecimentos especializados, por isso, ainda não disponíveis nos laboratórios de rotinas.

III. O tipo de exame solicitado irá depender do local acometido pela bactéria. Exame de urina I, urinocultura em casos de infecções do trato urinário, e antibiograma, onde o patógeno será semeado e serão dispensados os discos de papel filtro com antimicrobianos em concentrações fixas. Após incubação de 18h a 24h a 35 graus, é realizado a medição dos halos de acordo com os critérios estabelecidos por CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) para a bactéria pesquisada.

IV. Além das corretas interpretações dos exames de culturas de urina e sangue, também é necessário interpretar o hemograma, sendo a presença de leucócitos polimorfonucleares, um bom indicador de infecção bacteriana.

Estão corretas as afirmativas:

#Questão 587306 - Farmácia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Básica

O gráfico precedente apresenta as curvas plasmáticas A, B, C e D de quatro medicamentos. Com relação aos aspectos farmacocinéticos e farmacotécnicos envolvidos nessas curvas, julgue os itens subsequentes.

A curva A poderia ser a curva plasmática de um medicamento administrado pela via endovenosa.

#Questão 587307 - Farmácia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Básica

O gráfico precedente apresenta as curvas plasmáticas A, B, C e D de quatro medicamentos. Com relação aos aspectos farmacocinéticos e farmacotécnicos envolvidos nessas curvas, julgue os itens subsequentes.

Embora os perfis representados nas curvas B e C apresentem Cmax e Tmax diferentes, a quantidade total de fármaco absorvido nos dois perfis é similar, do que decorre uma farmacocinética linear.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis