Questões sobre Análises Clínicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Análises Clínicas

#Questão 1012908 - Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de Cândido de Abreu - PR, 2022, Prefeitura de Cândido de Abreu - PR, 2022 - Prefeitura de Cândido de Abreu - PR - Farmacêutico Bioquimico

Os resultados abaixo são de um senhor com 62 anos de idade, hipertenso e diabético. Relatou que ficou doente com 48 anos de idade. Desde então, nunca conseguiu fazer um controle adequado da doença. Relatou também que procurou a unidade de saúde, porque, nos últimos tempos, não estava se sentindo bem, apresentando tonteiras, a visão às vezes ficava turva e sentia uma fraqueza quase constante. Reclamou ainda que os pés o incomodavam por estarem sempre “formigando” e com as unhas arroxeadas. Por duas vezes, foi internado por causa de crises de hipertensão. Nesta ocasião, os resultados dos exames realizados foram os seguintes:
Glicose: 192 mg/dL (V.R. = >126mg/dL
Hb A1C (Método certificado pelo NGSP): 9% (V.R. = <8%)
Microalbuminúria: 180 mg/24h
I. Os exames laboratoriais indicam que este paciente apresenta um descontrole dos níveis glicêmicos a longo prazo, que pode ser confirmado pelos valores elevados de Hb A1C e microalbuminúria.
II. Através dos exames laboratoriais, pode-se suspeitar que este paciente já esteja apresentando sinais de comprometimento renal (nefropatia diabética).
III. Através dos exames laboratoriais, pode-se descartar a suspeita de comprometimento renal (nefropatia diabética).

Assinale a alternativa correta. 

O exame de eletroforese de proteínas séricas pode ser utilizado como exame de triagem para diagnóstico de mieloma múltiplo e diagnóstico diferencial de outras doenças não infecciosas e infecciosas. A Figura 2 ilustra um laudo de eletroforese de proteínas séricas em um animal com mieloma múltiplo. O correto laudo desta ilustração é:
Imagem associada para resolução da questão

#Questão 1014787 - Farmácia, Análises Clínicas, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Farmácia

Candida auris (C. auris) é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão. Algumas cepas de C. auris são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos (polienos, azóis e equinocandinas) e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos, uma vez que pode ser facilmente confundida com outras espécies, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisiae. (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/identificacao-de-possivel-caso-de-candida-auris-no-brasil). De acordo com a reportagem acima, analise as perguntas sobre o gênero Candida.

•  Qual o tipo celular?

•  A resistência ao antifúngicos são observadas no antibiograma após cultura positiva?

•  É considerado levedura ou fungo filamentoso?

•  Como é a sua reprodução?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.

#Questão 1012909 - Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de Cândido de Abreu - PR, 2022, Prefeitura de Cândido de Abreu - PR, 2022 - Prefeitura de Cândido de Abreu - PR - Farmacêutico Bioquimico

Em uma rotina diária de controle de qualidade interno de um laboratório de análises clínica, o farmacêutico constatou, por meio do diagrama de Levey-Jennings, apresentado a seguir, que o padrão de glicose para avaliações em espectrofotometria de absorção, cuja concentração era de 80 mg/dL com desvio-padrão de 4 mg/dL, entrou na faixa de resultados do segundo desvio-padrão, antecedida por uma tendência crescente de resultados a partir do nono dia de avaliação.
Imagem associada para resolução da questão
Diante dessa evidência, o farmacêutico deve
I. despreocupar-se, pois resultados obtidos dentro da segunda faixa de desvio-padrão ainda correspondem a valores aceitáveis para os padrões do controle interno.
II. considerar a tendência constatada como uma demanda corretiva, apesar de contida na primeira faixa aceitável de desvio padrão acima da média.
III. refazer a calibração do equipamento, pois a tendência constatada evidencia perda de linearidade ligada ao funcionamento instrumental do processo analítico.
IV. realizar manutenção preventiva no equipamento, pois a tendência constatada evidencia diminuição da intensidade de luz que chega aos detectores.
V. ficar em alerta e aguardar as dosagens nos dias seguintes, pois a tendência constatada ainda está dentro dos limites aceitáveis do controle de qualidade.

É correto apenas o que se afirma em

#Questão 1014789 - Farmácia, Análises Clínicas, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Farmácia

O Manual de Detecção e Identificação dos Fungos de Importância Médica – ANVISA relata que dermatofitoses são infecções fúngicas limitadas às camadas superficiais queratinizadas da pele, pelos e unhas, popularmente, conhecida como “epinge” ou “frieira”, dependendo da localização das lesões que são extremamente pruriginosas. Em imunodeprimidos, podem acometer tecidos subcutâneos. Assinale a alternativa que contenha os agentes etiológicos dessa patologia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis