Questões de Farmácia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2023

#Questão 940339 - Farmácia, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Farnacêutico (Oncologia)

Um paciente em cuidados paliativos para alívio de dor oncológica iniciou uso de morfina, comprimido de liberação controlada, de 60 mg, duas vezes ao dia. Entretanto, já estava utilizando tramadol 50 mg três vezes ao dia, prescrito pelo médico da equipe de saúde da família. No segundo dia após iniciar o uso da morfina, apresentou alucinações, confusão e sonolência. O paciente foi internado em hospital, em que permaneceu por seis dias após o evento adverso, utilizando naloxona. O farmacêutico caracterizou o desconhecimento do prescritor sobre os medicamentos utilizados pelo paciente. Para corrigir esse erro, as práticas seguras recomendadas são:
I. Realizar conciliação medicamentosa, documentando o histórico farmacológico do paciente. II. Compatibilizar o tratamento selecionado com as prescrições de outros serviços. III. Informar ao paciente/cuidador sobre a indicação do tratamento e educá-lo para reconhecer os efeitos adversos da morfina, sobretudo sinais de intoxicação com opioide.
Quais estão corretas?

#Questão 940340 - Farmácia, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Farnacêutico (Oncologia)

Paciente em tratamento com protocolo que prevê o uso de gencitabina e cetuximabe no primeiro dia, oxaliplatina no segundo dia e cetuximabe no oitavo dia teve a sequência do tratamento alterada. Os medicamentos do primeiro e segundo dia foram administrados corretamente. Porém, no oitavo dia, a farmácia preparou e a enfermagem administrou novamente o esquema do primeiro dia e do segundo dia. O paciente tolerou as doses de quimioterapia sem apresentar reações indesejáveis. O farmacêutico constata erro na sequência de administração dos medicamentos do mesmo esquema terapêutico. Para corrigir este erro, as práticas seguras recomendadas são:
I. Realizar dupla checagem após a administração de medicamentos antineoplásicos. II. Registrar adequadamente, na prescrição, os medicamentos já administrados no ciclo, anotando dia, horário e responsável pela manipulação e dispensação e pela administração. III. Implantar processo de verificação da administração de medicamentos por meio de código de barras associado ao sistema informatizado de prescrição.
Quais estão corretas? 

#Questão 940341 - Farmácia, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Farnacêutico (Oncologia)

Para garantir a segurança do paciente no uso de medicamentos potencialmente perigosos, houve a modernização da lista desses medicamentos de uso hospitalar a partir da lista elaborada pela ISMP EUA, traduzida e adaptada pelo ISMP Brasil em 2019. Observa-se nessa atualização as seguintes alterações:
I. Os sedativos de uso oral de ação moderada para crianças foram revisados para incluir sedativos de ação máxima. II. A prometazina endovenosa foi alterada para prometazina para administração parenteral. III. A classe terapêutica de hipoglicemiantes orais foi alterada para sulfonilureias de uso oral, sendo fornecidos exemplos, incluindo clorpropamida, glimepirida, glibenclamida, glipizida e tolbutamida.
Quais estão corretas? 

#Questão 940342 - Farmácia, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Farnacêutico (Oncologia)

São recomendações para uso seguro de vincristina:
I. Em adultos: diluir a vincristina em 50 mL de cloreto de sódio 0,9%. Preparar em bolsas de 50 ml e infundir em 30 minutos. II. Em crianças: diluir a vincristina em 25 mL de cloreto de sódio 0,9%. Preparar em bolsas de 50 ml e infundir em 5 a 10 minutos. III. Em crianças menores de 10 anos: após avaliação do risco individual, quando a diluição da vincristina em bolsas de 50 mL não for adequada, diluir a vincristina em uma seringa com volume maior ou igual a 10 mL.
Quais estão corretas? 

#Questão 940343 - Farmácia, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Farnacêutico (Oncologia)

Para iniciar o tratamento medicamentoso oncológico, preconiza-se:
I. Determinar a capacidade funcional do paciente, quando comprometida, se é devido à repercussão do câncer no organismo, ou anterior à neoplasia, derivada do tratamento ou devido à outra doença. II. Observar a capacidade funcional do paciente, prevenindo o impacto negativo que o tratamento medicamentoso oncológico possa trazer para o doente. III. Indicar à quimioterapia, caso a capacidade funcional do paciente esteja baixa.
Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis