Questões de Farmácia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2022

Dentre as suas atribuições, o farmacêutico é responsável pela avaliação farmacêutica do receituário e, no caso de medicamentos sujeitos ao controle especial, deve observar os critérios a respeito de receituários específicos para a dispensação. A Portaria 344/98 é a legislação que aborda os critérios sobre a prescrição e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial, classificando as substâncias sob controle especial em diversas listas, às quais se aplicam regras específicas para sua prescrição e dispensação, sendo que tais listas são frequentemente atualizadas pela Anvisa, por meio de publicações de Resolução de Diretoria Colegiada. Sobre a Portaria 344 e os medicamentos sujeitos a controle especial, leia as afirmações a seguir:
I.A lista A2 inclui as substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais, sujeitas à notificação de receita "A", com exceção das formulações contendo um ou mais componentes, em que a quantidade não exceda 100 miligramas por unidade posológica, e que a concentração não ultrapasse a 2,5% nas preparações de formas indivisíveis. Essas exceções ficam sujeitas à prescrição da "Receita de Controle Especial".
II.Plantas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas também estão listadas na Portaria 344, a exemplo de Cannabis sativum, Datura suaveolens e Peumus boldus.
III.A lista B1 inclui as substâncias psicotrópicas sujeitas à notificação de "B", com exceção das substâncias DIAZEPAM, CLONAZEPAM e BROMAZEPAM, que ficam sujeitos à prescrição da "Receita de Controle Especial", em duas vias.
IV.A lista E trata das substâncias de uso proscrito no Brasil, a exemplo da cocaína, heroína, MDMA, psilocibina, dentre outras.

É correto o que se afirma em:

Associe a primeira coluna de acordo com a segunda, que relaciona o conceito com a ação:
Primeira coluna: conceito
I.Estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.
II.Atividades de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição, controle da qualidade e utilização - nesta, compreendida a prescrição e a dispensação que deverão favorecer a permanente disponibilidade dos produtos segundo as necessidades da população, identificadas com base em critérios epidemiológicos.
III.Quando o paciente recebe o medicamento mais apropriado para suas necessidades clínicas, na dose adequada para suas necessidades individuais, pelo tempo certo e pelo menor custo para o indivíduo e para a sua comunidade.
IV.É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando a uma farmacoterapia racional e à obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.

Segunda coluna: ação (__)Atenção farmacêutica. (__)Uso racional de medicamentos. (__)Assistência farmacêutica. (__)Componente especializado da Assistência Farmacêutica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Um dos objetivos da intervenção farmacêutica nos tratamentos farmacoterapêuticos do paciente é identificar os problemas de saúde que ele apresenta e os medicamentos que utiliza, além de avaliar o seu estado de situação em uma data determinada, a fim de identificar e resolver os possíveis Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) apresentados pelo paciente. Segundo o consenso de Granada, o conceito de PRM:

Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, procurou atendimento queixando-se de dor ao urinar. Ao realizar a coleta de urina e exame de cultura, observou-se que a paciente sofria de infecção urinária. O médico prescreveu como tratamento o antibiótico Norfloxacino (400 mg de 12/12 horas, por 7 dias). A paciente iniciou o tratamento e, no segundo dia após iniciar a ingestão do medicamento, passou a sentir desconforto estomacal e, por esse fato, recorreu a uma farmácia de seu bairro relatando o caso. O farmacêutico indicou o uso de um antiácido à base de hidróxido de alumínio, para ser utilizado em seguida ao consumo do norfloxacino.
Em relação a essa situação, a conduta do farmacêutico está:

Segundo a Política Nacional de Medicamentos, o modelo de assistência farmacêutica foi reorientado de modo que a não restringir a aquisição e a distribuição de medicamentos. As ações incluídas nesse campo da assistência tiveram por objetivo implementar, no âmbito das três esferas do SUS, todas as atividades relacionadas à promoção do acesso da população aos medicamentos essenciais. A reorientação do modelo de assistência farmacêutica, coordenada e disciplinada em âmbito nacional pelos três gestores do Sistema, fundamentou-se:
I.na centralização da gestão. II.na promoção do uso racional dos medicamentos. III.no desenvolvimento de iniciativas que possibilitassem a redução nos preços dos produtos. IV.na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público.

É correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis