Questões de Farmácia do ano 2021

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2021

A pressão arterial é a força de tensão que o sangue exerce sobre a parede dos vasos. A hipertensão arterial sistêmica tem se mostrado altamente prevalente entre os idosos, tornando-se um preocupante problema de saúde pública, em decorrência dos efeitos que podem influenciar nas condições de saúde e na autonomia das pessoas afetadas.
Disponível em: DOS SANTOS, Lucas et al. Contribuições do treinamento concorrente à autonomia de idosos com hipertensão arterial sistêmica. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 272, p. 121-134, 2021.
Acerca do tratamento farmacológico da hipertensão, analise as proposições a seguir:
Diuréticos tiazídicos, ao exemplo da hidroclorotiazida e da indapamida, de alça como a furosemida e poupadores de potássio, ao exemplo da clortalidona e espirinolactona, são utilizados no tratamento da hipertensão
PORQUE
Promovem uma redução do volume plasmática pela diurese e assim diminuem o débito cardíaco, sendo que o seu uso contínuo acarretará num efeito duradouro devido a diminuição da resistência vascular periférica.
Acerca do exposto e sobre o mecanismo de ação dos diuréticos é correto afirmar que:

As interações farmacodinâmicas podem ocorrer quando dois ou mais fármacos atuam sobre um mesmo receptor, ou sobre um mesmo órgão ou sobre um mesmo sistema fisiológico. São as mais previsíveis e as mais frequentes, evidentemente quando se conhecem as ações dos fármacos. Na prática, esse tipo de interação ocorre com extraordinária frequência, não só aumentando um efeito farmacológico, como, também, diminuindo ou suprimindo um efeito tóxico. Entretanto, por falta de previsão, são comuns as reações adversas. Estas interações podem ocorrer em vários níveis: I. Nos próprios receptores farmacológicos II. No mesmo órgão ou sistema fisiológico III. Por modificação do equilíbrio hidroeletrolítico IV. No mesmo sistema interligado fisicamente Assinale a alternativa CORRETA:

Aprovada pela Comissão Intergestores e pelo Conselho Nacional de Saúde, a Política Nacional de Medicamentos tem como propósito "garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade destes produtos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais". Com esse intuito, suas principais diretrizes são o estabelecimento da relação de medicamentos essenciais, a __________________, o estímulo à produção de medicamentos e a sua regulamentação sanitária.

Vários fatores envolvem a utilização e a segurança de um medicamento, desde a aquisição, armazenamento, prescrição, transcrição, validação, dispensação, preparação, administração, uso pelo paciente que representam cerca de 30% dos danos causados aos pacientes durante a hospitalização e a adesão ao tratamento. Para dispensação segura de medicamentos deve-se seguir os seguintes procedimentos, EXCETO:

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário precisa, primeiramente, ser atendido por algum médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazer todos os procedimentos, exames, e esclarecer a doença e o tratamento. Os medicamentos do SUS estão divididos por blocos de financiamento da assistência farmacêutica, sendo de responsabilidade:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis