Questões de Farmácia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2010

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue os itens a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

Náuseas e vômitos são efeitos adversos desagradáveis na terapia com medicamentos oncológicos e que não podem ser evitados, e o farmacêutico não deve sugerir à equipe médica o uso de antieméticos para auxiliar o paciente.

Julgue os itens seguintes, acerca de farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

É comum os pacientes apresentarem reações adversas aos medicamentos utilizados durante o tratamento oncológico. A identificação, a notificação e o registro dessas reações podem ser chamados de farmacoepidemiologia.

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue os itens de 87 a 92 com relação à manipulação de fármacos.

Os xaropes são soluções concentradas de sacarose (85%) em água. Para preparar 250 mL de um xarope simples, deve-se dissolver 212,5 g de sacarose em água, podendo o processo ser realizado tanto a frio como a quente.

Existem várias relatos de exposição do homem a substâncias químicas que resultam em efeitos benéficos, adversos ou em intoxicação. Entre essas substâncias estão os medicamentos ou aquelas presentes no ambiente de trabalho. A respeito da interação dessas substâncias químicas com o organismo humano, julgue os itens a seguir.

A manipulação de formol a 10% nos diversos setores do hospital pode gerar efeitos tóxicos caso o farmacêutico não esteja utilizando os equipamentos de proteção individual adequados.

Quanto à organização das áreas de produção de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Nas áreas de preparo de medicamentos, as instalações para o tratamento da água devem ser projetadas, construídas e mantidas de modo a produzirem água de qualidade adequada. A água utilizada no preparo dos medicamentos manipulados não estéreis não precisa ser destilada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis