Questões de Farmácia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2005

A AIDS surgiu no cenário mundial como uma pandemia. Estima-se que existam 38 milhões de pessoas portadoras do vírus HIV. No Brasil, o Ministério da Saúde notificou 310 000 casos de AIDS do início da década de 80 até dezembro de 2003 e 22 mil novos casos notificados naquele mesmo ano. A taxa de mortalidade no país vem se mostrando estável nos últimos anos (6,3 óbitos por AIDS para cada 100 mil habitantes), o que se atribui à política de distribuição de medicamentos antiretrovirais pelo Sistema Único de Saúde. Para o tratamento da infecção pelo HIV são usadas correntemente três classes de antiretrovirais: análogos nucleosídeos e nucleotídeos (NRTI's), inibidores não-nucleosídeos da transcriptase reversa (NNRTI's) e inibidores da protease (PI's). São inibidores de protease:

Os adjuvantes farmacotécnicos que devem ser utilizados na composição de uma fórmula farmacêutica, na forma de solução, que contém um fármaco, o qual se decompõe na presença de luz e íons metálicos, são, respectivamente:

O marcador imunológico que indica infecção ativa pelo vírus da hepatite B é:

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), causada por um vírus da família Retroviridae, é tida como a maior pandemia do século XX. Tendo em vista os vários exames laboratoriais utilizados em indivíduos portadores dessa síndrome, considere as afirmações a seguir.

I. O teste de ELISA (Ensaio Imunoenzimático) é amplamente utilizado e pode detectar anticorpos anti-HIV geralmente a partir da quarta semana de infecção.

II. A reação de Imunoeletrotransferência ou Western-blot é considerada técnica de escolha para confirmação do ELISA, porque identifica proteínas específicas do vírus.

III. A contagem de linfócitos TCD4 e TCD8 é inversamente proporcional à carga viral. Pode-se afirmar que está correto o contido em

A atenção farmacêutica é a prática em que o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. Tem como objetivo alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, é fundamental o conhecimento das interações alimento- medicamentos. Assim, pode-se afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis