Listagem de Questões de Farmácia
No século XVIII, surgia a doutrina das "assinaturas", que defendia a idéia de que as formas de tratamento das doenças deveriam ser buscadas nos locais onde elas eram contraídas. Foi assim que, em 1763, o reverendo Edward Stone relatou sucesso no uso de extratos de casca do salgueiro — Salix alba — no tratamento antifebril da malária, doença adquirida em regiões pantanosas, nas quais crescia o referido vegetal. No século seguinte, seria isolado o ácido acetilsalicílico (AAS), que originou o grupo farmacológico dos antiinflamatórios não-esteroidais, fármacos amplamente utilizados como analgésicos, antipiréticos e antiinflamatórios.
O texto refere-se à farmacologia, ciência que estuda a história, as fontes, as propriedades físicas e químicas, a composição, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, a distribuição, a biotransformação, a excreção e os usos terapêuticos ou não-terapêuticos dos medicamentos.
A relação ética do exercício da profissão farmacêutica prevê direito e deveres dos profissionais. Assim, é um direito do profissional, embasado em seu Código de Ética,
emprestar seu nome para propaganda de medicamento ou outro produto farmacêutico, tratamento, instrumental ou equipamento hospitalar, empresa industrial ou comercial com atuação no ramo farmacêutico.
permitir a utilização de seu nome, mesmo como responsável técnico, pelos estabelecimentos públicos ou privados, ainda que não exerça, pessoal e efetivamente, a profissão, porém esteja assessorado por auxiliares competentes.
cobrar e receber remuneração do usuário do serviço público ou privado, podendo, dessa forma, ampliar seus vencimentos.
exercer, simultaneamente, a Farmácia e a Medicina ou a Odontologia ou a Enfermagem.
recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada onde inexistam condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o paciente, com direito a representação, junto às autoridades sanitárias e profissionais, contra a instituição.
Um paciente dirige-se a um estabelecimento farmacêutico e é atendido pelo profissional, solicitando um medicamento considerado de venda livre. De acordo com o Código de Ética da profissao farmacêutica, o profissional
está autorizado a aconselhar e a prescrever medicamentos de livre dispensação, nos limites da atenção primária à saúde.
deve recusar-se a atender o paciente para não ferir a ética farmacêutica.
deve denunciar às autoridades competentes toda a forma de auto-medicação, impedindo a comercialização de medicamentos de venda livre.
deve anunciar serviços ou produtos farmacêuticos, dando ênfase especial a preços e modalidades de pagamentos, bem como promoções.
está autorizado a fazer a venda dos medicamentos solicitados e, a fim de prestigiar iniciativas comerciais, indicar outros.
A maior proporção da dose de uma droga administrada por via oral será absorvida no intestino delgado. Todavia, supondo-se que o transporte passivo da forma não-ionizada da droga determina sua taxa de absorção, o composto que será absorvido em menor grau no estômago é
a Ampicilina (pKa= 2,5).
a Aspirina (pKa=3,0).
o Warfarin (pKa=5,0).
o Fenobarbital (pKa=7,4).
o Propranolol (pKa=9,4).
O sucesso no tratamento farmacológico do diabetes depende da escolha das drogas corretas. Assim, o grupo dos principais hipoglicemiantes orais é
o glucagon e os glicocorticoides.
a insulina e o glucagon.
a sulfoniluréia e as biguanidas.
as tiazolidenidionas e a insulina.
a meglitinida e o glucagon.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}