Listagem de Questões de Farmácia
Texto CE – questões 33 e 34
O gráfico abaixo expressa a concentração plasmática das drogas A, B e C, em relação ao tempo, após administração única da dose estabelecida para cada droga. Deve-se considerar que a concentração máxima tolerada de cada uma das drogas (nível limite de concentração plasmática, a partir do qual a droga passa a produzir efeitos colaterais importantes) é de 40 • g/mL e o nível plasmático efetivo das mesmas (nível que deve ser alcançado para que a droga produza efeitos terapêuticos) é de 25 • g/mL.
O intervalo compreendido entre as concentrações plasmáticas de 25 • g/mL e 40 • g/mL pode ser denominado de janela terapêutica.
Os receptores formam uma parte importante do sistema de comunicação química que todos organismos multicelulares usam para coordenar as atividades de suas células e de seus órgãos. Sem eles nós não seríamos melhores que um amontoado de amebas.
H.P. Rang e J.M. Ritter.
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo receptor pode ser definido, de forma geral, como a molécula-alvo sobre a qual determinada substância deve atuar para produzir seus efeitos.
O texto refere-se à importância dos receptores na manutenção do equilíbrio orgânico. Na segunda sentença, entretanto, o autor incorre em equívoco, uma vez que os receptores não participam da integração entre diferentes células do organismo.
Até o presente momento, foram identificados apenas dois tipos de receptores: os acoplados a canais iônicos - como por exemplo o receptor nicotínico - e os acoplados a sistemas de segundos mensageiros intracelulares - como por exemplo o receptor betaadrenérgico.
Considerando-se o aspecto químico, os receptores de natureza protéica são os mais freqüentemente encontrados no organismo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}