Listagem de Questões de Farmácia
O teor de cinzas é um parâmetro físico-químico de identidade e qualidade estabelecido para vários produtos de origem vegetal ou animal. Com relação ao teor de cinzas, julgue os itens abaixo.
Contaminantes inorgânicos, como metais tóxicos, podem ser analisados nas cinzas obtidas de uma amostra utilizando-se técnicas de espectrofotometria de absorção atômica.
Elevados teores de cinzas em alguns produtos podem ser uma indicação de adulteração com matérias estranhas, como areia.
A contaminação de carnes por bactérias pode ocorrer em todas as fases de manipulação, desde o abate do animal até a mesa do consumidor. Enzimas de bactérias atacam as proteínas da carne produzindo substâncias indicativas do estado de degradação do produto, como H2S e NH3. A formação de uma mancha de cor grafite, espelhada em um papel embebido de acetato de chumbo, colocado em recipiente fechado contendo uma amostra de carne, é indicativa da presença de H2S. O pH normal de carne fresca é, aproximadamente igual a 6,6, porém, logo após o abate do animal, esse parâmetro atinge um valor em torno de 5,5, devido à produção de ácido láctico no músculo da carne. Com respeito a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O H2S formado na carne é o resultado da degradação dos aminoácidos de proteínas glicina e serina.
A mancha de cor grafite espelhada descrita acima deve-se à formação de ácido acético, segundo a equação
Valores de pH muito acima de 6,6 indicam a degradação de proteínas da carne.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}